fiscalização

Estabelecimentos comerciais de Sena Madureira recebem novas inspeções do projeto Rota da Qualidade

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), realizou uma nova etapa de fiscalização do projeto Rota da Qualidade em Sena Madureira.

Na última terça-feira, 20, os técnicos da instituição se somaram aos agentes fiscais do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) para efetuarem vistorias nos estabelecimentos comerciais do município.

Balanças digitais são avaliadas de acordo com as regras estabelecidas pelo Inmetro. Foto Cedida

Uma das ações metrológicas realizadas foi a avaliação das balanças digitais utilizadas pelos supermercados e mercearias. O objetivo desse trabalho é evitar que o consumidor seja lesado no ato da compra de determinados produtos.

“Continuamos com uma nova série de ensaios de medição, para conferir se as balanças estão sendo utilizadas corretamente, sem falhas no painel informativo, de modo que não apresentem nenhum erro nos atos das pesagens e não se gere prejuízo para o cliente”, relata o coordenador do Ipem/AC, Alexandre Martins.

Além das fiscalizações, o projeto Rota da Qualidade une ações de educação e orientação aos consumidores e fornecedores acreanos, como, por exemplo, as vistorias promovidas pelo Procon/AC, com base nas leis contidas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Nessa operação, inspecionamos os rótulos e as embalagens dos produtos, observamos se existiam informações sobre os seus teores nutricionais e prazos de validade, além de verificar se todas as mercadorias estavam etiquetadas com os seus preços, tanto nos produtos, quanto nas gôndolas”, informa o chefe de fiscalização do Procon/AC, Rommel Queiroz.