Espetáculo ‘Solamente Frida’ em cartaz no Teatro Plácido de Castro

Os atores Clarisse Batista e Nonato Tavares em cena de ‘Solamente Frida’ (Foto: Talita Oliveira)
Os atores Clarisse Batista e Nonato Tavares em cena de ‘Solamente Frida’ (Foto: Talita Oliveira)

O espetáculo ‘Solamente Frida’, após três temporadas em Rio Branco, circulação por cidades brasileiras, e apresentação no Festival Internacional de Teatro de Santa Cruz de La Sierra, se apresenta no Teatro Plácido de Castro, em curta temporada.

No dia 28 deste mês, sábado, às 21 horas, o espetáculo encerra o VII Festival Nacional de Teatro do Acre (Festac), e nos dias 3 e 4 de abril, volta a se apresentar no Teatrão.

Com produção da Cia Garotas Marotas de Rio Branco e do Grupo Teatro de Los Andes da Bolívia, ‘Solamente Frida’ com duração de 65 minutos, tem no elenco os atores Clarisse Batista e Nonato Tavares.

A peça, montada em 2011 e 2012, soma 74 apresentações. O espetáculo faz um recorte sobre aspectos da vida da pintora mexicana Frida Kahlo, que é interpretada por Clarisse Batista. Kahlo morreu ainda jovem, aos 47 anos, deixou uma vasta obra e é considerada a maior representante das artes plásticas no México. Foi tema de livros, filmes, musicais, espetáculos de teatro, inspiração para coleções de moda.

Na peça, o ator Nonato Tavares encarna vários personagens. Em alguns momentos ele é o pai de Frida, em outros a morte, que sempre rondou a pintora mexicana. Mas é também a própria Frida.

Sobre o espetáculo

‘Solamente Frida’ parte da ideia de que, naquela noite, todos ali receberão a visita de Frida Kahlo. Esse ponto de partida e a cenografia, definem a encenação, a partir da cultura mexicana, de encarar a morte como mais um acontecimento da vida. Os antigos povos mexicanos festejavam a morte, com festa, comida, bebida, flores, velas, música e canto. Essa tradição tem uma bela representação no altar dos mortos, que, no espetáculo, é dedicado à Frida Kahlo.

Para Marineide Maia, produtora do espetáculo, a montagem tem sido bem recebida pelo público.  “As pessoas até nos agradecem. As reações são as mais variadas: alegria, tristeza, riso, choro, medo e momentos divertidos”, disse.

O Festac é uma realização da Fetac, financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), da Fundação Elias Mansour (FEM), e apoio da Secretaria de Estado de Comunicação. Os espetáculos de palco custam R$ 10 e R$ 5 (estudantes).

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter