Obtido a partir da transformação da biomassa de qualquer planta ou material animal em carvão pelo processo de combustão, o Biochar – biocarvão é considerado ecologicamente viável porque seu processo permite reter de 20% a 50% do carbono presente nesses materiais. O produto será apresentado nesta terça-feira, 5, a partir das 9 horas, na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, durante palestra da engenheira, jornalista e educadora americana Kelpie Wilson, representante da International Biochar Initiativa.
Tendo em vista os passos dados pelo Governo do Estado pela sustentabilidade, fortalecendo a política de Valorização do Ativo Ambiental com programas que visam a qualidade de vida para os produtores, o biocarvão desperta interesse pelo sequestro de carbono e como fertilizante de terras ameaçadas pela desertificação, o que, além de melhorar a produtividade dos solos, ameniza o impacto das mudanças climáticas.
O processo de produção é feito em um procedimento de pirólise, técnica que faz parte do legado dos índios da Amazônia, conhecida como a Terra Preta dos índios. No entanto, o aprimoramento do uso do biochar ou biocarvão comprova que o carbono fica armazenado no solo por centenas ou milhares de anos. Essa é a diferença do carvão para o biocarvão: a estabilidade deste produto o torna economicamente vantajoso.
A palestrante apresentará exemplos de como esse assunto pode ser incorporado em programas escolares. Kelpie vive em Oregon (EUA) e vai falar em inglês, mas com tradução. Para mais informações sobre biochar e a palestrante:
http://www.huffingtonpost.com/kelpie-wilson/worldstove-transforming-h_b_556250.html
Palestra BIOCHAR
Quando: 05 de outubro – terça-feira, às 9 horas
Local: Sala de Reuniões da SEMA – Rua Benjamin Constant 856, Centro
Palestrante: Kelpie Wilson – International Biochar Initiativa
Tradutor: Flávio – UFAC