Especialista alerta para risco de doenças na alagação

O governo do Estado alerta às vítimas da alagação, como também os profissionais que trabalham no apoio a essas famílias, para terem cuidado com doenças, como febre tifoide, hepatite A, leptospirose, diarreia e verminoses.

O médico infectologista Eduardo Farias explica que qualquer pessoa que tiver contato com a água contaminada pode contrair uma dessas doenças, principalmente idosos e crianças, por terem a imunidade mais baixa.

Evitar o contato com a água e lama de enchentes é uma das formas de prevenção da doença (Foto: Arquivo Secom)
Evitar o contato com a água e lama de enchentes é uma das formas de prevenir várias doenças (Foto: Arquivo Secom)

“A recomendação é para que evitem o máximo de contato com essa água. Como é quase inevitável, deve-se usar botas, luvas, lavar bem os alimentos e usar água potável para afazeres domésticos, banhos e preparo de refeições”, alerta o especialista.

Outra preocupação é com animais peçonhentos. Neste período é comum ouvir relatos de moradores sobre a presença de cobras e escorpiões nos quintais e até dentro das residências.

Na retirada dos balseiros da ponte em Brasileia, o coronel Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, relatou que servidores do Deracre e Corpo de Bombeiros retiraram mais de 30 cobras dos troncos e galhos de árvores. “Como atuamos com material de proteção, nenhum acidente foi registrado”, disse.

O infectologista recomenda que as pessoas vitimadas por esses animais ou sentirem o menor sintoma de doenças infecciosas procurem com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter