A proposta da mesa do Encontro Literário desta quarta-feira, 19, a partir das 17h30, é dialogar sobre o tema “Literatura na Amazônia”, com base nas experiências dos escritores Pedro Vicente, Márcio Souza, o peruano Alejandro Susti, Glória Kirinus e Laélia Rodrigues, na Tenda de Ideias. Na Vitrine de Leitura, estará exposta a “Mostra de Projetos de Incentivo à Leitura”, das 14h30 às 16h.
Na Calçada Literária, Espaço Criança e na Tenda Bolha, as atividades contemplam apresentações culturais – com oficinas, maratona de contação de histórias, brincadeiras e jogos – e ainda a comercialização de livros com descontos especiais. O horário de funcionamento dos ambientes é das 10 às 22h.
Para comemorar o centenário de Jorge Amado, a programação da 2ª Bienal da Floresta do Livro e da Leitura organizou uma programação de filmes com obras do autor até sexta-feira, 21, a partir das 19h. As exibições do Ciclo de Cinema, no Cine Teatro Recreio, serão dos filmes “Três Vezes Dois”, de Cuba, e “O Quarto de Leo”, da Argentina, com início às 15h.
Outra ação importante é em relação ao lançamento de livros e sessões de autógrafos. Minoru Kinpara com a obra “Colégio de Aplicação e Formação de Professores” e a Câmara Temática de Turismo, ligada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), com “Uirapuru: Turismo & Cultura”, estarão no estande “Autores Independentes”, às 17h. “O Regresso”, de Sérgio Santos, será lançado na Bienal às 20h.
Já no Palco Espetacular, a partir das 20h30, ocorrerá o Sarau Literário com a participação do poemário de Piero Montaldo e Melissa Patiño, do Peru. Para mais informações sobre o evento, acesse na internet o endereço www.iibienaldafloresta.
A realização é do governo do estado, coordenada pela Fundação Elias Mansour (FEM), por meio do Departamento Estadual do Livro e da Leitura (Dell). O patrocínio é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras, Instituto Federal do Acre (Ifac) e Banco do Brasil.