Escritor belga e intérprete brasileira visitam e se encantam pelo Acre

Christian Janssen e Ocenilda Souza aproveitaram a visita ao Acre para conhecer o governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)
Christian Janssen e Ocenilda Souza aproveitaram a visita ao Acre para conhecer o governador Tião Viana (Sérgio Vale/Secom)

O escritor belga Christian Janssen e a tradutora brasileira Ocenilda de Souza, que mora há 23 anos na Bélgica, foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 5, pelo governador Tião Viana durante a visita deles ao Acre.

Ocenilda é natural de Aracaju (SE), mas se encantou pela história da Amazônia e principalmente de Chico Mendes. Ao contaminar Christian com sua admiração, juntos vieram para uma curta visita ao Estado.

“Sempre acompanhei a história de Chico Mendes e fiz amizade com uma historiadora aqui do Acre. Então eu assisti [à minissérie] Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, que passou pela TV a cabo, e me encantei com a história deste Estado que lutou para ser brasileiro”, disse a brasileira formada em direito e letras, que se mudou para a Bélgica para fazer mestrado e doutorado.

A visita é curta – apenas quatro dias. Mas o encontro com o governador foi gratificante para Ocenilda. “Queria ficar mais tempo, conhecer tanta coisa. Aqui as pessoas são calorosas. Sinto-me como uma filha do Acre, não uma turista”, conta.

Para o escritor Christian Janssen, um fã incondicional do escritor Jorge Amado, a visita também tem sido reveladora. “A princípio o Acre me lembra muito o Nordeste brasileiro. Mas as pessoas têm um jeito especial, e eu também sou um admirador da história de Chico Mendes. Só o calor é complicado”, brinca o belga, que revelou também estar encantado com o feijão e a carne, além da farinha acreana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter