Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para manutenção das escolinhas, declaram dirigentes
As escolinhas de futebol de Cruzeiro do Sul vêm desempenhando um importante papel social ajudando jovens e crianças a se tornarem menos vulneráveis à drogadição, alcoolismo e marginalidade. Na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado, as escolinhas encontram o apoio necessário para continuar. Há muita satisfação entre os monitores pelo trabalho realizado e uma certeza: dentro de dois ou três anos Cruzeiro do Sul estará revelando craques para atuarem em equipes brasileiras.
No último domingo, mais de 500 crianças e adolescentes participaram de um dia de lazer em que cinco escolinhas da cidade disputaram torneios de futebol em três categorias – pré-mirim, mirim e infantil. O evento foi realizado pela Escolinha Cruzeiro Acre, dentro da programação de encerramento de seu projeto aprovado pela Lei de Incentivo denominado ‘Criança no Esporte, Criança Forte’.
Segundo José Maria Viana Freire, dirigente da escolinha, a ideia inicial era fazer o encerramento das atividades do projeto nos segmentos de 10- 12 e 12-14 com um torneio interno, mas pensando melhor decidiu convidar outras escolinhas para promover intercâmbio. Os monitores de outras escolinhas participaram também da organização da festa. Os vencedores receberam medalhas e refrigerantes. Chamou atenção o grande número de pais de atletas presentes ao dia de lazer.
Escolinhas
A Escolinha Cruzeiro Acre existe desde 1996 e trabalha com 146 crianças e adolescentes, nas modalidades de futebol e kung fu e ainda em música. Segundo o dirigente Freire é intenção da escolinha realizar a Copa Ildefonso Cordeiro, para homenagear o saudoso ex-deputado federal cruzeirense que sempre apoiou atividades esportivas cedendo o campo anexo à sua casa na Avenida 25 de Agosto. Freire agradeceu ao filho do ex-deputado ,Irlândio, que, herdeiro da casa, continuou mantendo as atividades no campo, possibilitando, assim, a realização do dia de lazer.
A Escolinha Gol de Placa participou do torneio. Cerca de 120 crianças fazem parte do dia a da escolinha que teve projetos aprovados pela Lei de Incentivo nos últimos quatro anos. Para seu presidente, Valdir Mendes, fica muito difícil para as escolinhas trabalhar sem a Lei de Incentivo e agradeceu ao governo do Estado por sua manutenção. A Escolinha existe desde o ano 2000. Mendes acredita no surgimento de craques para breve. “Temos oito atletas no sub-15 que tem futebol acima da média e no sub-17 fomos vice-campeões do município” destacou.
Muito conhecido nos meios esportivos de Cruzeiro do Sul, Rodrigues dos Santos trabalha com crianças há 15 anos. Nos três últimos anos sua escolinha, a Grêmio Cacique Nauas, aprovou projetos à Lei de Incentivo. Trabalhando no dia a dia com 110 crianças ele sente que elas passam por uma transformação positiva na mente assim que passam a frequentar.
“Nos últimos três anos nossos projetos foram aprovados. A gente fica mais seguro e é gratificante saber que o governo reconhece o trabalho da gente. Nosso trabalho é voluntário e com os recursos dos projetos compramos bolas, coletes, enfim material para eles. Com certeza em dois ou três anos vai ter garotos aí saindo para jogar em equipes de fora”, disse.
A Escolinha Igarapé Preto é ligada ao Igarapé Preto Esporte Clube é a escolinha mais nova em atividades. Seu presidente, Adriano Francelino, organizou três equipes para participar do dia de lazer. “Viemos para competir, mas temos capacidade para vencer. Nossa escolinha está surgindo agora na região e quem quiser participar ainda tem vagas disponíveis.”
Segundo Francelino sua escola trabalha com ciclismo e natação além de futebol e futsal, mas ainda não elaborou projeto para tentar aprovação na Lei de Incentivo, o que vai ocorrer na próxima edição. Ela lembra que sua região é próximo à Vila Olímpica onde tem pista, quadra de futsal e campo de futebol o que vai facilitar para a execução do projeto pretendido.
A Escolinha Juventude Ativa foi criada pelo esportista José Cláudio Pereira, mas neste ano, por ter sido eleito membro do Conselho Tutelar da Criança e da Juventude, entregou o cargo de dirigente ao colega Gil de Farias. Conta Farias que, atualmente, sua escolinha atende 102 crianças desde o bairro Aeroporto Velho até o bairro Boca da Alemanha. A escola, que também trabalha com meninas, aprovou projeto à Lei de Incentivo nos dois últimos anos; Farias garante que os projetos são fundamentais para manter as atividades.
“O que mais gosto na vida é trabalhar com crianças. Trabalho com prazer, com o coração porque a gente tira muita criança da rua. O tempo que elas ficariam brincando na rua, sujeitas a tudo quanto é ruim, é o tempo que a gente está lutando com elas”.
A escolinha está realizando um campeonato na quadra do Ginásio de Esportes do bairro Aeroporto Velho. Já foi feito um torneio na categoria sub-12 e neste sábado, 19, competem as categorias sub 10 e sub 15.