Vencedores da edição 2020 da Mostra Viver Ciência, a Escola Neutel Maia, de Rio Branco, e o Instituto Odilon Pratagi, de Brasileia, receberão kits para a montagem de dispensadores de álcool em gel automatizados. Os projetos serão realizados de maneira virtual.
No mês de abril, também de maneira virtual, a Divisão de Automação e Empreendedorismo (Diaemp), do Departamento de Inovação da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE), iniciou o projeto Clube de Robótica, para 12 alunos das escolas vencedoras do Viver Ciência 2020.
No mês de maio, foram disponibilizadas 50 vagas para alunos da rede pública participarem do minicurso de Introdução ao Arduíno, que é uma plataforma de programação utilizada por estudantes, pesquisadores, professores e interessados em robótica, por meio do simulador Tinkercad, que foi oferecido pelo Centro de Matemática, Ciência e Filosofia (CMCF) da SEE, em parceria com a Diaemp.
Além disso, a Diretoria de Inovação trabalha no planejamento da sétima edição da Mostra Viver Ciência, evento que envolve todos os municípios do estado. Em 2020, o evento foi realizado de maneira virtual. Para este ano, a previsão é de que se dê entre os meses de agosto e setembro.
O Viver Ciência é uma promoção do Núcleo de Incentivo ao Conhecimento (NIC) da SEE, responsável pela proposição de ações que alcançam professores e alunos da educação básica. “É um incentivo a desenvolver práticas inovadoras na educação, a partir de projetos que façam o aluno refletir sobre problemáticas da comunidade em que vive, propondo soluções”, disse chefe do Departamento de Inovação, Raquele Nasserala.