Pensando em formas de valorizar a cultura negra e trabalhar ações que diminuam o preconceito, as escolas Ruy Azevedo, no bairro Amapá, e José Sales de Araújo, do Conjunto Universitário, realizam neste sábado, 24, a culminância de seus projetos culturais organizados pelas respectivas equipes escolares.
Criado e trabalhado com todos os 230 alunos da Escola Ruy Azevedo, que possui séries do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto Cultura Afro-Brasileira busca conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a cultura negra, mostrando como o país ainda é afetado pelo racismo, contando também com o apoio do Comitê Técnico de Saúde da População Negra.
“Ao longo de dois meses, buscamos sensibilizar nossos estudantes através de palestras, oficinas e discussões que ajudassem na conscientização. “Trabalhamos assuntos envolvendo História, personalidades marcantes e os direitos conquistados ao longo desses anos de luta contra a discriminação”, explica o diretor da Ruy Azevedo, Valquírio Firmino da Silva.
Em seu primeiro mandato como diretora da Escola José Sales de Araújo, que atende do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, Deusimar Dankar enfatiza a importância da educação voltada para os temas étnico-raciais, aprofundados no projeto da escola, intitulado de “Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
De acordo com a diretora, “a escola é um espaço formado por diversos grupos, de várias naturezas. Sendo assim, a instituição de ensino precisa trabalhar desde cedo o combate ao preconceito. Dessa forma, podemos garantir a convivência pacífica e refletir sobre nossas realidades sociais e o que podemos fazer para melhorá-las”.
Serviço:
Sábado – 24 de novembro de 2012
Escola Ruy Azevedo: Estrada do Amapá, km 05, Ramal do Gurgel / 8h – 11h
Tel.: 3221-1010
Escola José Sales de Araújo: Conjunto Universitário / 9h – 11h30
Tel.: 9984-7770 / 8405-4344