Escolas realizam eleições de conselhos escolares e comitês executivos

As inscrições dos candidatos iniciam dia 10 (Foto: Miriane Teles)
Inscrições dos candidatos iniciam-se no dia 10 (Foto: Miriane Teles/SEE)

A Educação convocou coordenadores administrativos, de núcleos, diretores escolares e técnicos para orientar acerca das eleições dos conselhos escolares e comitês executivos.

Essas são estruturas que compartilham a responsabilidade, junto à equipe gestora, para o funcionamento adequado das escolas públicas estaduais. A mobilização ocorreu nesta sexta-feira, 4, e os pleitos estão previstos para o próximo dia 30.

O diretor de Gestão Institucional da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Evaldo Viana, afirmou: “Este é o momento de consolidar as equipes gestoras, que assumiram este quadriênio. E, também, reforçar a participação da comunidade, para termos unidades mais democráticas e transparentes”.

O conselho escolar delibera sobre questões político-pedagógicas, contudo, tem ainda funções consultiva, fiscalizadora e mobilizadora. O comitê executivo tem atribuição de executar e prestar conta dos recursos destinados à escola.

O diretor da Escola Estadual Humberto Soares, Ubiratan Rodrigues, afirmou que a escola está envolvida em uma comunidade muito participativa, por isso, nas reuniões com pais, alguns já manifestaram interesse de participar do conselho.

Na reunião, foram apresentadas, ainda, orientações jurídicas, uma vez que essas etapas precisam ser registradas em atas nos cartórios. Por isso, seguiram esclarecimentos do departamento de compras da SEE sobre programas que investem nas escolas e de uma representante de cartório sobre detalhes técnicos.

Por fim, foi apresentado o regimento eleitoral. O destaque é que o período de inscrição vai de 10 a 15 de março. Votam alunos a partir de 12 anos, pais, professores e funcionários. A posse será no dia 1° de abril.