Escolas estaduais realizam eleições para o cargo de diretor

O mandato de diretor escolar dura quatro anos, e esta terça-feira, 22, foi o dia de eleger a gestão que vai atender as perspectivas de cada comunidade.

Participam do ato democrático 240 unidades da rede pública. Com o objetivo de fortalecer a mobilização, muitas escolas programaram para que a reunião com pais e responsáveis sobre o encerramento do ano letivo coincidisse com a data da eleição.

Na Escola Estadual Rural Jorge Kalume, localizada no Distrito Industrial de Rio Branco, os professores e servidores se voluntariaram como mesários da votação. Os demais realizavam entrega dos relatórios da educação infantil, compartilhando o desempenho das crianças. A gestora Socorro Gonçalves não era candidata a reeleição, mas reforçou a importância do diálogo e da participação ativa da comunidade na escola.

Votam alunos a partir do 6º ano, pais, responsáveis, professores e funcionários. Há uma comissão eleitoral que acompanha os procedimentos, formada por membros dos sindicato dos Trabalhadores de Educação do Acre e de Professores do Acre, Conselho de Educação, Colegiado de Diretores de Escolas Públicas, União Nacional dos Dirigentes Municipais no Acre e Secretaria de Estado de Educação e Esportes.

O resultado da eleição será divulgado no próximo dia 30.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter