Escolas de Brasileia e Epitaciolândia recebem ações educativas do Detran

Em uma semana a equipe de Educação do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) visitou pelo menos dez instituições de ensino de Brasileia e Epitaciolândia, levando orientação de segurança nas vias a mais de 1.500 alunos de todas as faixas etárias.

Para os alunos de ensino infantil, os orientadores de trânsito apresentaram a peça teatral ‘Aladim em um Passeio no Trânsito’, uma história divertida em que o gênio da lâmpada ensina Aladim e sua amiga Jasmine como devem se comportar no trânsito de forma segura.

A ação educativa contou com apresentações teatrais e palestras. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Assim como na história original, Aladim encontra uma lâmpada e, ao esfregá-la, desperta um gênio que pode realizar três desejos. Aladim pensa que realizará seus sonhos em um passe de mágica, mas o gênio explica que para merecer aqueles três desejos, o intrépido garoto deve provar que sabe atravessar a rua em segurança, utilizando a faixa de pedestre e que conhece o funcionamento dos semáforos, tanto o de pessoas como o de veículos e, principalmente, que aprendeu que todos são responsáveis pela segurança nas vias.

A gestora da Escola Municipal Bela-Flor, Maria Gorete Freitas, avaliou como muito positiva a iniciativa do Detran em ensinar as crianças de forma lúdica. “Todas as vezes eles trazem uma aula bem interessante que chama muito a atenção das crianças, trazem o conteúdo de forma atrativa. As crianças prestam mais atenção, porque eles gostam dessa novidade e de sair da rotina da sala de aula”, pontuou.

O aluno Helder Chota afirmou ter gostado do teatro do Detran. Foto: Eduardo Gomes/Detran.

E os pequenos aprovaram a novidade. Helder Chota Paiva Filho aprendeu que os pedestres também têm responsabilidades no trânsito. “Olhar para um lado, olhar para outro e quando estiver verde é pra passar”, disse.

Já Enzo Matheus Monteiro Maia da Silva destacou como deve ser o comportamento dos condutores. “O Sinal vermelho não pode passar, o amarelo prestar atenção e o verde pode liberar”, explicou.

Os alunos de ensino médio e fundamental receberam palestras. Foto: Eduardo Gomes/Detran

Palestras e orientação nas vias

Além da atividade direcionada para o público infantil, a equipe de educação do Detran/AC também realizou esquetes e palestras em diversas escolas de ensino fundamental e médio, além de atividade educativa de orientação para condutores e pedestres nas principais vias dos dois municípios.

“A gestão do Detran/AC tem descentralizado as ações educativas, potencializando as atividades de orientação em diversos municípios. Esse é um trabalho que fazemos na infância e adolescência para que desde pequenos eles entendam que todos temos responsabilidades e que só nossas atitudes são capazes de proteger a vida no trânsito”, destaca Cléia Machado, coordenadora de Educação do Detran/AC.

Em 2024, além das ações educativas realizadas na capital, a equipe de Educação do Detran já esteve em Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter