Escolas da fronteira recebem ação educativa promovida por estudantes do curso de Medicina da Bolívia

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Técnica Privada, Sede Cobija, realizaram uma ação para prevenir, educar e conscientizar estudantes da rede pública estadual que residem na fronteira com a Bolívia, sobre as doenças parasitárias. A  Feira Educativa de Saúde ocorreu durante esta semana nas escolas da rede estadual Colégio Maria das Graças Rocha de Brasileia e Colégio Brasil Bolívia, Epitaciolândia. 

Ação envolveu alunos da rede pública estadual da área de fronteira. Foto: Arquivo Pessoal

“Foi uma atividade de extrema importância para promover mais conhecimento sobre prevenção contra parasitas que cercam o nosso dia a dia, dos alunos e até mesmo dos professores que puderam assistir as exposições”, explicou uma das estudantes brasileiras de medicina que executaram a ação, Caroline Barteli Prates. 

A parasitologia, área fundamental no estudo da saúde, evidencia que muitas doenças tropicais têm origem parasitária que afetam especialmente comunidades em condições precárias de higiene e saneamento. Entre 70% e 80% da população mundial enfrenta algum tipo de parasitose em algum momento da vida.

A programação contou com palestras e demonstrações práticas. O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, destaca que a Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SE) apoia e valoriza projetos como este. “Ações como essa impactam na construção de uma sociedade mais saudável e consciente e exemplificam o papel da educação em promover cidadania e qualidade de vida, além de preparar futuros profissionais comprometidos com as necessidades sociais”, avalia. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter