Para cumprimentar dirigentes de escolas que obtiveram bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, o secretário estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, e parte de sua equipe visitaram nesta semana, escolas de Rio Branco e Brasileia. Além de parabenizar as equipes, o grupo quer conhecer de perto as boas práticas educacionais dessas instituições.
As visitas começaram pela Escola Georgete Eluan Kalume, vencedora do Prêmio Gestão 2012 e também classificada entre as 15 entidades que obtiveram os melhores resultados no Ideb, com nota 5,4 no ensino fundamental (anos iniciais). Ao receber os visitantes da SEE, foi visível a alegria das crianças e da equipe gestora, pelo reconhecimento ao bom trabalho realizado. A diretora Nilva Oliveira ressaltou os investimentos na formação de professores, a valorização profissional, a boa convivência com a comunidade e o empenho da equipe como fatores que têm contribuído para o sucesso das boas práticas educacionais na escola.
Para Daniel Zen, desde que o Ideb foi constituído, a política de avaliação vem se consolidando como forma de perceber o que está dando certo e o que precisa ser corrigido, já que “a avaliação representa um horizonte para trilharmos novos caminhos”, afirma.
A segunda escola visitada na tarde de segunda-feira foi a Mozart Donizeti. Com nota 5,9 obtida no ensino fundamental (anos iniciais), a organização obteve a segunda maior nota no estado. Para a diretora de Gestão Institucional da SEE Rita Paro, os resultados positivos são frutos de um trabalho feito com amor e muita responsabilidade. “Estamos no caminho certo. Hoje a educação do Acre encontra-se entre as melhores do Brasil”, ressaltou.
Brasileia tem uma de suas escolas mais bem avaliadas pelo Ideb
Na terça-feira, foi a vez das escolas de Brasileia serem visitadas. A primeira foi a Getúlio Vargas, com nota 6,0 no ensino fundamental (anos iniciais). Além dela, somente duas outras conseguiram a mesma média, considerada a maior em todo o estado: o Instituto São José e a Escola Padre Peregrino, ambas em Rio Branco.
Na Getúlio Vargas, o clima também era de muita alegria, com a equipe motivada e disposta a aumentar o índice na próxima avaliação. Segundo a diretora Maria das Dores Holanda, um dos fatores de a escola ter se destacado acima da média do estado é o empenho da equipe e o fato de trabalharem com metas.
Outra escola que vem crescendo é o Instituto Odilon Pratagi. A nota 5,4 no ensino fundamental (anos finais) demonstra o esforço da equipe em oferecer uma educação de qualidade, servindo de exemplo para outras instituições. “Vários fatores têm contribuído para alcançarmos nossos objetivos, como as atividades complementares realizadas na escola casadas com as desenvolvidas em sala de aula”, observou a diretora Adima Jafuri Maia.
Para 2013, está programado o intercâmbio interno e externo de informações, permitindo aos gestores conhecerem as boas experiências já desenvolvidas em outros estados.
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Acre mostra crescimento no Ideb ao longo dos anos
Desde que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi instituído pelo Ministério da Educação, tem sido possível fazer uma radiografia da qualidade da educação. A avaliação feita pelo índice sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e nas médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil.
O levantamento do Ideb 2011 aponta que a educação brasileira avançou nos últimos anos. O Acre, de acordo com os dados, atingiu as metas estabelecidas em todas as etapas do ensino básico — anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, também atingindo as metas do ensino médio.{/xtypo_rounded2}