Escolas climatizadas e ampliadas são entregues em Cruzeiro do Sul

Ar-condicionado nas salas e quadra poliesportiva revitalizada são alguns dos benefícios nas escolas Padre Carlos Kunz e Flodoardo Cabral

Maria adorava ‘ir para o céu’ toda vez que fazia muito calor. E assim como ela, Paulo Henrique, Fernanda, Marcelo e muitos outros. A analogia do paraíso era feita sempre que os estudantes da escola Padre Carlos Kunz deixavam as salas de aulas quentes para ‘tirar uma casquinha’ no ambiente climatizado da escola, a sala dos professores.

Quatorze anos se passaram, segundo a gestora da escola, a professora Francisca Simão, para que a escola, no bairro José Augusto, em Cruzeiro do Sul recebesse a visita de um governador e de um secretário de Educação. Juntos, nesta sexta-feira, 27, eles entregaram a ampliação e a revitalização do espaço para a comunidade.

Gladson Cameli, governador do Estado do Acre, e o professor Mauro Sérgio da Cruz, secretário de Estado de Educação, sentaram na mesma mesa dos educadores e de frente para os alunos celebraram o novo tempo na instituição, com a climatização de todas as salas de aula, permitindo estender o tão sonhado ‘paraíso’ aos mais de 360 estudantes do ensino fundamental.

“Agora, o céu se estendeu para toda a escola. E estamos muito felizes e agradecidos por isso”, comemora a gestora Francisca Simão. “A gente chega nas salas e parece que nem menino tem, governador. Um silêncio só dentro de sala”, completa ela. As obras de ampliação da Carlos Kunz saíram a um custo de R$ 160 mil em recursos próprios do Governo do Estado do Acre.

Desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, o governador percorreu escolas dos municípios do Vale do Juruá. Em Rodrigues Alves, ele entregou completamente recuperada a escola Manoel Carneiro de Messias, na comunidade do Profeta, zona rural do município.

Depois, à tarde, foi a vez da escola Padre Carlos Kunz e em seguida, da escola Flodoardo Cabral, uma das mais tradicionais instituições de ensino de Cruzeiro do Sul, que em 2019, comemora o seu ‘jubileu de ouro’, ao completar 50 anos de fundação.

Uma grande festa, com apresentação da fanfarra e homenagens ao governador no auditório marcaram a solenidade na Flodoardo Cabral. Ali, as obras, que incluíram até uma nova quadra poliesportiva foram feitas a um custo de R$ 630 mil.

Gladson Cameli optou por uma fala emocionada, ao lembrar da infância, quando estudou no Instituto Santa Juliana. E aconselhou os estudantes. “Eu vou pedir a vocês, olhando no olho de cada um: valorize esse espaço e respeite seus mestres. Porque é só aqui, por meio dos esforços de seus pais e de seus professores que seus sonhos podem ser realizados. Tenha a escola como a sua segunda casa”.

Gladson Cameli optou por uma fala emocionada, ao lembrar da infância, quando estudou no Instituto Santa Juliana. E aconselhou os estudantes. “Eu vou pedir a vocês, olhando no olho de cada um: valorize esse espaço e respeite seus mestres” Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Atualmente, a rede pública de ensino tem 622 escolas. São 189 instituições de ensino fundamental, 444 escolas rurais e outras 132 indígenas.

Educação anuncia atendimento médico a alunos e professores

Para o ano que vem, a novidade é que o Governo do Estado estará implantando o programa ‘Saúde para o Professor’, nome provisório do projeto que vai oferecer, a custo zero para os docentes, sessões com profissionais de fisioterapia, de fonoaudiologia e de psicologia.

“Queremos os nossos queridos professores bem cuidados, com o seu estado físico e mental 100% saudável, e que faz parte também da nossa valorização profissional”, frisa o professor Mauro Sérgio da Cruz, secretário de Estado de Educação.

A cobertura em saúde nas escolas também será implantada, ainda este ano. A ideia, segundo Cruz, é ampliar a oferta de médicos oftalmológicos e odontólogos aos estudantes. “A Educação também doará os óculos àqueles que eventualmente precisarem”, ressalta o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter