Escolas alertam sobre a preservação da Amazônia

Cerca de três mil pessoas foram assistir as comemorações ao Dia da Amazônia

escola_lorival_pinho_levou_1300_alunos_e_contou_a_histria_de_xapuri.jpg

Escola Lorival Pinho levou 1300 alunos e contou a história de Xapuri (Foto: Eunice Caetano/SEE)

coreografia_representando_o_fogo_destruindo_a_natureza.jpg

Coreografia representando o fogo destruindo a natureza (Foto: Eunice Caetano/SEE)

com_mudas_de_plantas_escola_paulo_freire_alerta_sobre_a_importancia_do_reflorestamento.jpg

Com mudas de plantas, Escola Paulo Freire alerta sobre a importancia do reflorestamento (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Os estudantes das escolas do Segundo Distrito que desfilaram na tarde do último domingo, 05, na Rua 16 de outubro, em homenagem ao Dia da Amazônia, deixaram seu recado para um público estimado em três mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Com cartazes, apresentações coreográficas, maquetes e fantasias, os alunos alertaram a população sobre a importância de se preservar este bioma. O evento, que contou com a presença da secretária de Educação, Maria Corrêa, foi aberto pela banda da Polícia Militar e o desfile dos representantes do Lions Clube.

Entre as atrações do desfile, a que chamou mais atenção foi a ala verde da Escola Paulo Freire, onde alunos marchavam levando mudas de plantas nativas da Floresta Amazônica. A ideia da escola de trazer as mudas era mostrar a necessidade de se reflorestar. “Acho importante este dia, pois sabemos que tem muita gente consciente, mas a maioria não entende a importância de manter em pé nossas árvores”, afirma o estudante de EJA, David Almeida.

A instituição de ensino com maior número de estudantes na avenida foi a Escola Lourival Pinho, com 1300 integrantes e 15 pelotões homenageando cada momento da história do município de Xapuri. “Resolvemos fazer a homenagem depois que um grupo de alunos e professores foram visitar a cidade, então, como o desfile tem uma finalidade também pedagógica, decidimos homenagear a Princesinha do Acre”, revela o coordenador de ensino, Sérgio Ricardo.

Outras duas escolas, a Carlos Vasconcelos e a Terezinha Miguéis apresentaram temas relacionados ao folclore da região, os povos, mitos, fauna e flora. O Dia da Amazônia tem como objetivo contribuir com a formação social e moral do aluno e mobilizar a comunidade para a importância da preservação da Amazônia e sua biodiversidade. A data é comemorada anualmente, em todo o território nacional, através do Decreto-lei nº 11.621, de 19 de dezembro de 2007, sancionado pelo Presidente Luiz Inácio Lul da Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter