A Escola de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Gomes de Oliveira, localizada no Conjunto Tucumã II, com 1.020 alunos matriculados nos três turnos, reuniu a comunidade escolar e a comunidade em geral, na tarde deste sábado, 29, para a apresentação da 11ª edição do projeto Leitura de Mundo, com o tema “Socializando Saberes”, desenvolvido pelos alunos do ensino regular do 6º ao 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (Eja) I, II e III, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Poronga, sob orientação dos professores.
O projeto é uma atividade interdisciplinar e envolve todos os professores e alunos de todos os segmentos dos três turnos da escola. Não é somente um projeto de leitura, trata-se de ampliar a visão de mundo. É um evento voltado para incentivar a socialização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, voltado para incentivar a socialização dos conhecimentos adquiridos através da leitura em diferentes fontes de informação com o objetivo de elevar a cultura e proporcionar a interação no âmbito escolar.
O evento foi prestigiado por profissionais da Secretaria de Educação e pela comunidade em geral, que teve a oportunidade de prestigiar a exposição dos diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, e também saborear os diversos pratos vendidos na praça de alimentação da escola.
“O Projeto iniciou em 2009 com uma chuva de saberes e depois os professores resolveram trabalhar com a temática única e, agora em 2019, decidimos voltar com a versão inicial com temas livres, então ficou ‘Socializando Saberes’. O objetivo do projeto é fazer com que os alunos de todas as turmas socializem todo o conhecimento adquirido no 1º semestre do ano”, explicou a coordenadora de ensino Christia Rocha.
Esse ano os docentes puderam escolher qualquer tema para trabalhar, dentro da sua disciplina o que resultou em muitos estandes com os mais diversos assuntos como: Cultura Nordestina, Artes, Religião, Lendas Brasileiras, Jogos Matemáticos, Empreendedorismo, Globalização, Crônicas, Migração, Símbolos Brasileiros, Sistema Solar, Acidez e Alcalinidade dos Produtos da Amazônia, Centro Histórico de Rio Branco, dentre outros.
“É um projeto muito importante, pois todos os professores e alunos se envolvem, eles trabalham temas variados, dependendo da temática do projeto do ano. Ele resgata conteúdos e abrange o currículo do aluno. Conseguimos perceber que eles aprendem mais. Há um envolvimento maior de toda a comunidade escolar”, comentou a professora Elzanir Pereira, gestora da escola.
Segundo o prof. Jesus Galvão, Coordenador do Eja, “O projeto tem uma importância muito grande por tornar a escola única com os três turnos participando, todos os alunos e professores envolvidos, e esse ano a temática aberta, socializando saberes, ficou muito interessante com temas diversos sendo expostos. Os alunos gostam muito desse tipo de trabalho, a participação é maciça eles se envolvem muito, os trabalhos são produzidos por eles, sob a orientação dos professores”.