Pais, alunos, professores e comunidade puderam conhecer investimentos feitos pelo conselho
Com objetivo de estreitar os laços entre a comunidade escolar e apresentar a prestação de contas do ano de 2009, a escola Antonia Fernandes realizou no último sábado, 27, um grande encontro que envolveu pais, alunos, professores e equipe gestora. Outra ação desenvolvida durante o evento foi a oficina de restauração de livros, que faz parte das comemorações pelo Dia do Livro Didático.
Denominada de Audiência Pública, conforme estabelece a Lei de Gestão Escolar (1513/2006), a escola Antonia Fernandes pretendeu com a iniciativa trazer para as dependências da instituição os pais de alunos e mostrar como vem gerindo os recursos e onde foram aplicados na gestão 2009.
Na oportunidade, a equipe gestora apresentou um relatório estatístico de ocorrências produzido pelo Policiamento Escolar, no qual revela o sucesso do projeto "Agentes da Paz", ministrado pelos próprios estudantes e que diminuiu drasticamente o número de atritos dentro das salas de aula e nas dependências da instituição. Com a ajuda do Policiamento Escolar, os números de violência baixaram de 19 casos, verificados em 2008, para apenas três no ano seguinte.
No final das atividades os pais conheceram as atividades e projetos para o ano letivo de 2010. "O principal disso tudo é fazer a integração da escola com a comunidade e dela conosco. Porque todas as conquistas que obtivemos do ano passado até o momento, se deve a aceitação dos alunos e a colaboração de seus pais em conjunto com a equipe pedagógica", declara a coordenadora de ensino, Carmen Olívia.
Localizada em uma Zona de Atendimento Prioritária (ZAP), a Escola Antonia Fernandes atende 1300 alunos nos três turnos. Durante muito tempo a unidade de ensino foi vítima de vandalismo e violência, mas reverteu o quadro com trabalhos didático-pedagógicos direcionados para a melhoria da qualidade do aprendizado e a valorização do aluno.