Ideia é atualizar os conhecimentos técnicos e aperfeiçoar o atendimento
Em Rio Branco desde a última terça-feira, 22, a equipe de professores e colaboradores da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, ministrou seu curso itinerante para os servidores, atendentes e administradores da Diretoria de Defesa do Consumidor do Estado do Acre. Na oportunidade são abordados temas como: Vício e defeito do Produto ou Serviço, Oferta e Publicidade, Práticas Abusivas e Proteção Contratual.
Os cursos são uma forma de atualização dos conhecimentos técnicos, além do aperfeiçoamento dos serviços e a troca de conhecimentos entre os profissionais. São apontados exemplos emblemáticos de casos de repercussão nacional, analisados de uma forma simples e, principalmente didática e participativa.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, essa parceria é muito importante para atualizar os servidores que trabalham diretamente com os diretos do consumidor. “Precisamos garantir um atendimento justo para a toda a população acreana”.
Os funcionários recebem um kit personalizado com vários guias e manuais para apoiá-los após o fim do curso. Segundo a Diretora do Procon/AC, Vanusa Messias, os cursos são importantes tendo em vista a reciclagem de conhecimentos dos funcionários, mantendo-os sempre capacitados e atualizados. “Pensando na mudança constante das práticas quanto ao CDC e sua aplicação, precisamos acompanhar essa atualização visando sempre a qualidade no atendimento ao consumidor”.
Uma parceria que deu certo
Na sua terceira vinda ao Estado, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) trouxe novidades, novas práticas e interpretação do CDC, novos casos a serem analisados, atualização do material didático, mas principalmente a gratidão pela parceria firmada e a troca constante de conhecimentos.
Segundo Ana Dalva Saraiva, Coordenadora Geral de Supervisão e Controle da ENDC, o curso É uma forma de aproximação dos órgãos, a fim de buscar, também, a harmonização de entendimentos. Segundo ela, o Estado do Acre vem se destacando nesse sentido, mantendo esse contato e sempre preocupado com a capacitação dos seus corpo de trabalho.
“Os cursos são regionais, vamos até os Estados que se disponibilizam a receber nossa equipe. O Procon/AC sempre nos ajudou, nos convidando e mantendo esse contato. Agradecemos profundamente e a impressão que fica é que as pessoas são bastante engajadas e estão de parabéns”. Conclui ela.