Com o objetivo de conscientizar os pais de alunos sobre os perigos da união do álcool e direção, a escola infantil Menino Jesus recebeu, nesta sexta-feira, 13, uma palestra sobre a Operação Álcool Zero. Abordando noções de comportamento nas vias públicas e dados relativos ao trânsito, a palestra foi apresentada pelo policial militar Jairton Ferreira, da Companhia de Trânsito (Ciatran), juntamente com a equipe de educação de trânsito do Detran.
O palestrante começou sua explanação evidenciando as suas experiências como membro atuante na fiscalização de trânsito. “Enquanto policial, já vi muitos acidentes acontecerem principalmente por causa da bebida alcoólica. Entre 70 e 80% dos acidentes com vítimas fatais ocorrem por causa do álcool”.
Ferreira explicou ainda que se todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro fossem seguidas, o número de acidentes seria reduzido de maneira considerável. Para a diretora do colégio, Adalvani Carvalho, palestras como essa são importantes para conscientizar os pais quanto ao trânsito e assim transmitir as boas práticas aos filhos. “É importante fazer com que os pais exercitem a cidadania, cumpram as leis e passem para os seus filhos”, ressalta Adalvani.
O pedagogo do Detran, José Lopes, diz que o principal objetivo da palestra sobre a Álcool Zero é uma complementação do que já vem sendo discutido nas escolas através dos grupos de teatro. “Nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar as pessoas. Estamos falando aqui que juntar álcool e direção não dá certo, seja para quem está conduzindo o veículo, seja para quem está transitando nas vias”.
“Quanto maior a abrangência das informações sobre os perigos de álcool e direção e o trabalho realizado pelo Detran através da Operação Álcool Zero, melhor para a formação de cidadãos mais conscientes. Levar o tema trânsito às escolas e envolver pais e alunos é a melhor forma de atingir esse objetivo”, afirma a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.
A mãe de um dos alunos da escola Menino Jesus, Valcirene Moura, diz que a palestra é muito importante já que ao conscientizar os pais, “as crianças desde cedo vão aprendendo que não é correto ingerir bebida alcoólica e dirigir”. Ao final da palestra, foram distribuídos pulseiras e adesivos da Operação Álcool Zero.