Escola Luíza Batista está entre as 6 finalistas do prêmio nacional de Gestão Escolar 2009

Vencedora da fase estadual, escola aposta em projeto de leitura entre pais, alunos e professores

gestao_escolar_foto_gleilson_miranda_1.jpg

Escola levou o maior prêmio na fase estadual (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Grande vencedora do prêmio estadual de Gestão Escolar 2009, a escola de Ensino Fundamental Luiza Batista de Souza disputa agora o título nacional e já alcança um ótimo resultado: está entre as seis finalistas. A classificação final será divulgada no dia 11 de novembro, em Brasília.

Na fase estadual, a escola recebeu do Governo do Estado o prêmio de R$ 10 mil reais para investimentos pedagógicos e ainda o direito a uma viagem aos Estados Unidos para a diretora conhecer alguns exemplos projetos educacionais de escolas norte-americanas.

Entre as principais iniciativas que credenciaram a escola para o primeiro lugar na etapa acreana foi a que aposta no incentivo à leitura. Projetos como o Mania de Ler e Aluno Nota 10 promovem o acesso aos livros e incentivam a escrita em crianças e adolescentes e contribuem com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

Localizada no Conjunto Esperança, a Escola Luiza Batista de Souza atende 1.186 alunos nos três períodos, manhã, tarde e noite, com o EJA. Fundada em 1982, foi criada com o intuito de atender a clientela de retirantes dos barrancos alagados das margens do rio Acre. Em 2005, a instituição tinha o Ideb 3,5 e a meta projetada para 2007, era de 3,9, mas o avanço foi acima do esperado e a escola alcançou 4,2, índice muito próximo do que o Ministério da Educação propõe para este ano, que é de 4,3. 

O Projeto Mania de Ler incentiva o hábito da leitura através de oficinas para professores, campanha de arrecadação de livros nas livrarias locais, saraus de poesia, feiras literárias produzidas pelos próprios alunos, concurso de produção de livros e de redação, entre outras estratégias. O "Aluno e turma nota 10", é uma iniciativa de valorização do aluno através de premiações aos que possuem freqüência regular, bom comportamento, organização das atividades e boas notas.

O Prêmio de Gestão Escolar foi instituído em 1999 com o objetivo de incentivar boas iniciativas de gestão nas unidades de ensino. A ideia é de que as escolas campeãs sirvam de exemplo para as demais escolas da rede pública, mostrando como uma boa gestão pode fazer a diferença no aprendizado do aluno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter