A final regional da OJE acontece nesta quarta-feira entre as equipes campeãs de Cruzeiro do Sul e da capital
Uma competição bastante acirrada marcou a final da Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) em Rio Branco na última sexta-feira, 2, na quadra do Colégio Barão do Rio Branco (CERB). A Equipe “SoH FileH do AcrE” da Escola José Ribamar Batista foi a vencedora. A final regional acontece nesta quarta-feira, 7, entre as equipes campeãs de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, na Escola Sebastião Pedrosa.
A quadra do CERB ficou pequena para as torcidas das escolas Alcimar Leitão, Clícia Gadelha, José Rodrigues Leite, Instituto São José e Pimentel Gomes. Cada ponto era comemorado com muito entusiasmo. Diretores e professores dessas escolas também prestigiaram a competição
Para o Secretário de Estado de Educação e Esporte Daniel Zen, “a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação se apresenta com o propósito de valorizar os conteúdos escolares. Trata-se de um projeto voltado para alunos e professores das escolas da rede pública estadual que associa novas tecnologias de ensino ao prazer de aprender, fazendo com que a escola se torne um lugar prazeroso de descoberta de novos conhecimentos”, revela.
A OJE é uma ferramenta digital que tem inovado o sistema educacional com uma linguagem de rede social. Ao trazer para as escolas uma forma mais interativa e sintonizada com o perfil dos alunos de transmitir conhecimento, a Olimpíada tem como foco incentivar o uso das informações de forma mais dinâmica e com rápido acesso o que permite incentivar a modernização das escolas por meio do ambiente digital.
Para o gerente comercial da OJE Marcelo Clemente, “a implantação do projeto no Acre superou todas as expectativas. A mobilização e envolvimento das equipes foi essencial para o sucesso do projeto. A idéia para o próximo ano é expandir a competição para as quatro regionais do Acre, hoje ela acontece apenas em Cruzeiro do Sul e Rio Branco”.
Ainda segundo Clemente, a adesão ao projeto é maior por que os jogos estão inseridos em um contexto de novas práticas de ensino que vêm sendo usadas em redes educacionais, visando transformar o aprendizado em algo mais dinâmico e integrado. No caso da Olimpíada isto é feito através do uso de games e ferramentas digitais de pesquisa na rotina escolar dos alunos e professores, o que contribui para uma educação flexível.
A Olimpíada já aconteceu também em Pernambuco e Rio de Janeiro, mas o Acre superou o número de alunos e professores participantes, sendo que, de 17 mil inscritos, quatro mil estudantes participaram efetivamente da competição e um total de 200 professores.
Para o Diretor de Inovação da SEE Marco Brandão, “a OJE promove a interatividade com as novas tecnologias, além de incorporar novas práticas de ensino. A ação valoriza habilidades em jogos digitais e em conteúdos específicos, mesclando o melhor destes dois campos. Ela tem como principio incentivar a cultura digital nas escolas, além de promover a colaboração entre professores e alunos, estimulando a sua capacidade de trabalharem em equipe. Também aumenta a motivação para a aprendizagem”, esclarece.