Escola José Ribamar Batista realiza ciclo de palestras sobre Políticas Públicas e Cidadania

O ciclo de palestras contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Procon e Detran

evento_discute__a_importncia_do_aluno_ser_um_exemplo_de_cidado.jpg
alunos_na_palestra.jpg

Evento discute a importância do aluno ser um exemplo de cidadão (Fotos: Eunice Caetano/SEE)

Na busca de refletir e sanar alguns problemas sociais presentes no cotidiano dos alunos, a Escola de Ensino Médio José Ribamar Batista realiza nesta semana uma série de palestras sobre cidadania, direito do consumidor, primeiros socorros, educação no trânsito e corrupção.

A escola que atende 1450 alunos elaborou em seu projeto pedagógico três temáticas a serem discutidas durante o ano: Alterações Climáticas, O esporte na superação de limites e Políticas Públicas e cidadania. As palestras serão realizadas no decorrer do ano letivo, agora, a instituição trabalha a terceira temática do planejamento.

Os assuntos foram escolhidos com base nas necessidades específicas dos alunos e comunidade. "Sentimos a necessidade de discutir sobre cidadania, principalmente, com os estudantes do 3º ano, que estão em fase de preparação para o Enem e vestibular, incentivando a leitura de atualidades", explica a gestora Jansiléia Costa.

A unidade de ensino realiza bimestralmente seu planejamento estratégico de forma que cada disciplina trabalhe com essas temáticas em sua área específica. "Estou tratando reflexões sobre a cidadania e políticas públicas inseridas nos conteúdos através da produção de textos, filmes e leituras voltadas para o vestibular", comenta o professor de língua portuguesa, Weider de Oliveira.

O ciclo de palestras contou com a parceria do Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Procon e Detran, sendo que cada instituição levou especialistas para dialogar com os alunos. "Estas atividades são interessantes porque tiram nossas dúvidas sobre várias situações do nosso cotidiano, por exemplo, em relação às queimadas, o corpo de bombeiros deu várias dicas de primeiros socorros, como devemos agir diante de casos inesperados", comenta a estudante do 3º ano, Kaylen Cristina, 16 anos.

O Detran participou levando uma apresentação teatral, que envolveu e motivou os estudantes, a peça Transitando em cena serviu de alerta para os jovens que estão começando a dirigir. A próxima etapa da escola será orientar os alunos que estarão participando pela primeira vez de um processo eleitoral, em que realizarão atividades sobre como utilizar a urna eletrônica, em parceria com o TRE, no qual se discutirá a importância de ser um cidadão consciente e de como evitar a corrupção eleitoral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter