Qual a sua contribuição para tornar o mundo um lugar melhor? Essa foi a pergunta do 4º prêmio Respostas para o Amanhã cuja resposta, dada pelos alunos do 1º ano da escola Presbiteriana João Calvino, por meio do projeto “Água e Vida: Por um Planeta Melhor”, tornou a instituição campeã na categoria Júri Popular, representando a Região Norte.
Ela foi uma das cinco vencedoras regionais na classificação final da categoria, que aconteceu em solenidade realizada no último dia 5, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A escola dividiu a vitória ao lado das instituições de Alagoas (Nordeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), São Paulo (Sudeste) e Paraná (Sul).
Como premiação, a escola acreana foi contemplada com dois notebooks e um selo digital de Vencedora Regional. O projeto que consagrou a instituição vencedora se preocupa com o desperdício da água descartada pelos equipamentos de ar condicionado da própria escola, economizando cerca de 500 litros de água por dia e aproximadamente 10 mil litros de água por mês. “A solução encontrada foi a criação de um sistema de captação e armazenamento da água e a promoção de uma campanha de conscientização socioambiental no ambiente escolar”, disse o professor e orientador do projeto.
Paulo Victor Alves, de 16 anos, é um dos integrantes da turma a frente do trabalho e não esconde a satisfação de ter colaborado com a ideia. “Ficamos muito felizes porque começamos esse projeto sem muitas expectativas e com o passar dos dias nos empenhamos ainda mais. A alegria maior é que colocamos nossa escola e nosso estado num grande cenário com um projeto que fala sobre meio ambiente, tão importante para o futuro da nossa sociedade”.
Para João Pinheiro, que administra a escola, “a participação no prêmio foi de extrema importância para elevar o nome da escola no cenário estadual e nacional. Para nós, foi muito bonito ver o engajamento dos alunos nesse trabalho. Eles vestiram a camisa de verdade e brigaram o pela vitória. A escola vai estar para sempre marcada no prêmio”.
Projetos para 2018
O professor que orientou a turma no projeto “Água e Vida: Por um Planeta Melhor”, Paulo Cezar Augusto, já está trabalhando com os alunos da escola para o ano que vem. “Já temos planos para apresentar projetos em 2018. Vamos participar do prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018 com outro projeto e também do Respostas para o Amanhã do ano que vem. Vamos esperar o edital ser divulgado para ver qual a temática e já começar a trabalhar em cima disso”.
De alguma maneira, todos da escola têm dado sua contribuição nos projetos e premiações em que a instituição participa. A Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) tem sido parceira da escola nesse sentido. Os professores envolvidos no projeto reforçam a necessidade de se investir em trabalhos como este, que oferecem retorno à instituição de ensino, tornando-se uma motivação para mostrar a importância do trabalho realizado pelos estudantes.
O Prêmio
A premiação reúne projetos de professores e alunos do ensino médio da rede pública de todo o país. Nesta 4ª edição do ‘Respostas para o Amanhã’, o número de inscrições foi um sucesso, contabilizando 1.371 projetos inscritos, 953 escolas participantes, 1.057 professores participantes e 41.929 alunos envolvidos.
A competição incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.
Conheça os vencedores nacionais da 4ª edição do prêmio Respostas para o Amanhã
Projeto Vencedores pelo Júri Popular – Cada uma das cinco instituições de ensino responsável pelo Projeto Vencedor júri popular receberá um Troféu de Vencedor pelo Júri Popular.
Região Norte
ÁGUA E VIDA: POR UM PLANETA MELHOR
Prof. Paulo Cezar Augusto – 1º ano B
Escola Presbiteriana João Calvino Rio Branco/AC
Região Nordeste
MAPEAMENTO AMBIENTAL E ECOLOGIA SUSTENTÁVEL: DO USO DAS CASCAS DE MARISCOS NA FABRICAÇÃO DE BLOCOS ECOLÓGICOS NO MUNICÍPIO DE ROTEIRO – AL
Prof.ª Flávia dos Santos de Souza – 2º ano A
Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira São Miguel dos Campos/AL
Região Centro-Oeste
TRANSFORMANDO TERRA EM COR
Prof.ª Edlaine Carvalho Bispo – 1º ano B
Escola Estadual Prof.ª Fátima Gaiotto Sampaio Nova Andradina/MS
Região Sudeste
DA NASCENTE, ÁGUA CORRENTE: A HISTÓRIA E DESTINO DE UMA MINA
Prof.ª Aloisia Laura Moretto – 1º e 2º anos, disciplina eletiva
Escola Estadual Culto à Ciência Campinas/SP
Região Sul
ESGOTO NÃO! ISSO É UM RIO!! ESSE É UM PROBLEMA NOSSO, CUIDAR DA NOSSA COMUNIDADE!!!
Prof. Sérgio Ribeiro Frois – 1º ano B
EFM Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen São José dos Pinhais/PR