Com projetos

Escola João Calvino se prepara para a Mostra Viver Ciência

A Escola Presbiteriana João Calvino está se preparando para a 3ª edição da Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Viver Ciência, que ocorrerá no próximo mês em Rio Branco.

Para o evento a instituição levará 19 projetos, dentre eles dois curtas-metragens produzidos pelos alunos dos primeiros e terceiros anos do ensino médio, que focam na sustentabilidade.

Uma das produções mostra um projeto de reutilização das águas que evaporam do ares-condicionados da escola. Para apresentar a ideia para a população, os estudantes criaram um curta-metragem em formato de jornal online, intitulado JC News.

“Nosso vídeo demonstra como funciona o processo de captação da água e as diferentes formas de reaproveitamento desse recurso, para utilizar em atividades domésticas, como: limpar calçadas e regar as plantas” explica, a estudante Cathariny Rocha, uma das idealizadoras da ação.

Alunos idealizadores do projeto de reaproveitamento da água (Foto: Mágila Campos)

Placa Solar

O outro filme exibe uma placa solar portátil, de baixo custo, que gera energia sendo capaz de carregar aparelhos eletrônicos como celular.

“No nosso vídeo mostramos a importância das energias renováveis e a contribuição delas para o meio ambiente. Por exemplo, essa placa custa em média R$ 100 e tem uma  duração média de uma hora e meia.”, diz o estudante Charles Ferreira, aluno do projeto.

A placa solar dura em média uma hora e meia. (Foto: Mágila Campos)

O professor de física da instituição, Paulo Cesar Augusto, que está orientando os estudantes explica que uma média de 76 alunos participarão diretamente da feira com apresentações de trabalhos.

“Estamos trabalhando muito a questão da sustentabilidade e do uso dos recursos naturais com responsabilidade, por que estamos acompanhando a escassez de muitos deles e precisamos agir rápido para que as nossas fontes não se esgotem”, diz o professor.

Concurso de curta

As inscrições para os curtas da Viver Ciência encerraram no último dia, 11.  A mostra é o maior evento científico da educação básica do Acre. É organizada pela Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e diversos parceiros.