Já pensou em reutilizar a água que escorre do ar condicionado? Os alunos do 1º ano B do Colégio Presbiteriano João Calvino planejaram e colocaram em prática o projeto “Água e Vida: Por um Planeta Melhor”, que já economiza mais de 500 litros de água por dia dos equipamentos da instituição.
A escola ficou entre as 25 finalistas de todo o Brasil na 4ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã. A ideia surgiu em 2014 e foi aprimorada por três anos até chegar ao projeto final, neste ano. O trabalho consiste numa instalação hidráulica de cano, na parede dos fundos, que capta as gotas de água que vazam de todos os condicionadores de ar da instituição.
Sobre a participação no Prêmio, o professor Paulo Cezar Augusto, orientador dos alunos neste projeto, conta que o intuito é contribuir para tornar o mundo um lugar melhor. “São muitos projetos inscritos e alcançar essa posição nos mostra que estamos no caminho certo da educação escolar. Este é um passo importantíssimo na produção de conhecimento no Brasil e o que nós podemos fazer pelo avanço da educação no estado, estamos fazendo para divulgar nossos conhecimentos”, celebra.
A premiação reúne projetos de professores e alunos do ensino médio da rede pública de todo o país. Nesta 4ª edição do ‘Respostas para o Amanhã’, o número de inscrições foi um sucesso, contabilizando 1.371 projetos inscritos, 953 escolas participantes, 1.057 professores participantes e 41.929 alunos envolvidos.
“A escola tem um diferencial que, além de trabalhar o currículo e conteúdos necessários, trabalha também questões ambientais, como o reaproveitamento da água. Nosso eixo é tratar essas questões para que eles tenham preocupação com o espaço onde vivem”, explica o professor.
O projeto foi apresentado à sociedade na 3ª Mostra Viver Ciência, realizada este ano. A iniciativa científica por parte da escola já ocorre desde a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência –SBPC, em 2014, participando, também, de todas as feiras de ciência do estado. “A escola apresentou o maior número de projetos na Mostra. Para nós, está sendo um ótimo reconhecimento representar o Acre numa competição nacional com a questão ambiental. Queremos melhorar o nosso ambiente”, explicou a aluna Mariane Alencar, integrante da turma.
O propósito da escola é incentivar os alunos a produzirem conhecimento. “Produzir algo que seja real e que faça a nossa vida melhorar a questão de energia, do aproveitamento dos recursos naturais. A nossa ideia é que eles saiam daqui com essa vontade, de querer participar da produção de conhecimento”, destaca o professor.
A Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) tem sido parceira da escola nesse sentido. Os professores envolvidos no projeto reforçam a necessidade de se investir em trabalhos como este, que oferecem retorno à instituição de ensino, tornando-se uma motivação para mostrar a importância do trabalho realizado pelos estudantes.
O Prêmio
O Prêmio Respostas para o Amanhã está na sua 4ª edição e tem por objetivo estimular e difundir projetos desenvolvidos por alunos da rede pública do Ensino Médio, sob a coordenação de um professor. No próximo dia 25 de novembro, o concurso vai divulgar a escola vencedora em âmbito nacional.
A competição incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.
O Prêmio desafia jovens a investigar as comunidades onde vivem e a elaborar projetos que apresentem soluções simples, a partir dos conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática, para melhorar o lugar a que pertencem.