Atividade busca a integração entre o corpo docente e os alunos
Pensando no estímulo dos alunos e em formas de criar uma maior ligação dos estudantes com a escola, será realizada nesta quarta-feira, 28, a primeira apresentação do Grupo de Teatro Glória Perez, da Escola Estadual Glória Perez, marcando a estreia do núcleo teatral organizado por professores e alunos da instituição.
Será apresentada a peça “Retrato de Mãe”, escrita pelo próprio grupo, que trata das relações conflitantes entre pais e filhos adolescentes, abordando, entre situações de fundo econômico e social, o conflito de gerações entre os personagens. O Grupo de Teatro Glória Perez é uma iniciativa que levou dois meses para ser concretizada, contando com 60 horas de oficinas dentro e fora da escola, trabalhando teoria e prática teatral com alunos de todas as séries.
Essa é apenas uma das atividades organizadas pela escola que buscam a integração entre o corpo docente e os alunos. Por meio do planejamento e de parcerias, já são oferecidas, entre as atividades do teatro, aulas de boxe chinês, capoeira, hip-hop e dança do ventre, todas organizadas para evitar conflitos de horário e dia. Também se realizam todos os sábados na quadra de esportes interclasses de futebol, ligando os alunos através da competição amigável.
Valmir Nicácio, que exerce a função de diretor desde 2008 e participa da criação e organização dos projetos extracurriculares, vê com muita satisfação o ânimo dos alunos em participar cada vez mais das oportunidades oferecidas fora da sala de aula. “Desde o início dessas atividades, percebemos o quanto nossos alunos passaram a ter mais responsabilidade com a vida da escola. São elas que fazem com que a escola dê certo”, destaca o diretor.
O aumento dos índices de aproveitamento, a concentração em sala de aula e a média do Enem 2011 foram alguns avanços observados desde que o projeto foi implantado. Outro mérito também alcançado foi a classificação de dois representantes da escola na Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Física deste ano.