Sustentabilidade e preservação trabalhadas na escola sendo levadas para a comunidade. Foi com esse objetivo que alunos e funcionários da Escola de Ensino Fundamental Georgete Eluan Kalume promoveram esta semana uma Feira de Sustentabilidade. A ideia do projeto surgiu após a alagação, em fevereiro.
Os alunos atuaram como multiplicadores, e na quarta-feira, 16, passaram o dia dando explicações e fazendo demonstrações sobre temas como a preservação de água, a reciclagem e as ações do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel).
De acordo com a diretora da escola, Nilva Souza, o projeto reúne a vontade de transformar o ambiente e as práticas dos alunos e seus pais, além de estimular a consciência social e ambiental desde cedo na vida dos estudantes. “Por meio dessa ação, nós mostramos aos nossos alunos que é possível unir-se por uma boa causa. Melhorar os ambientes escolares e comunitários é uma prioridade da Georgete Kalume”, disse a diretora.
Os projetos foram discutidos em sala de aula e, no decorrer do ano, ainda serão abordados pelos professores. Sandra Margarete, professora do quinto ano, explicou que o interesse em participar veio dos próprios alunos, pois eles viram como ficou a situação da escola depois das alagações. “A conscientização é aplicada para que as próprias crianças a transmitam fora dos muros da escola.”
Estudante do segundo ano e parte do grupo que abordou a importância da preservação das águas, Luísa Rebelo explicou sobre os diferentes meios que a poluição pode atingir vias aquáticas e seu impacto negativo na vida de todos os seres vivos. “Para vivermos mais, temos que cuidar do planeta hoje para que ele nos ajude amanhã”, afirmou a aluna.
Galeria de imagens