A Escola Fazendária (Efaz) tem sido uma ferramenta estratégica da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) na implementação de avanços e soluções no âmbito de atuação da instituição, por meio da construção e difusão do conhecimento.
A execução do planejamento estratégico da Sefaz, em boa parte, passa pela qualificação de seus servidores e colaboradores. Dessa forma, um ambiente de estudo na administração pública tem sido fundamental para que o Estado, por meio da Sefaz, possa exercer seu papel constitucional e ofertar serviços com qualidade e em conformidade com o que população precisa e espera do poder público.
Entre outras atribuições, a Efaz atua na oferta de cursos, oficinas e capacitações, mantendo diálogo permanente com centros de estudo de outros estados e instituições de renome nacional, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), visando viabilizar parcerias em eventos de aprendizagem e propostas orçamentárias que atendam aos servidores e colaboradores da Sefaz e da esfera pública estadual como um todo.
“Em 2023, a Efaz contribuiu com o desenvolvimento de vários projetos da Sefaz e do Estado, além de estar sendo reconhecida pelos servidores como um marco de fundamental importância na capacitação, atualização, crescimento e desenvolvimento do servidor fazendário e de outros órgãos parceiros”, disse a gestora da Efaz e auditora da Receita, Rozani Esteves.
Ainda segundo ela, esse impacto de difusão de conhecimento, por meio de uma escola atuante, pode ser demonstrado e percebido por meio do número de ações desenvolvidas. Ao todo, apenas em 2023, foram promovidos 21 eventos, entre cursos, capacitações, palestras e apresentações temáticas.
“Trata-se, sobretudo, de informações transformadas em conhecimento, o que evidencia um diferencial em desenvolvimento humano do servidor fazendário para oferecer à sociedade serviços de qualidade”, acrescenta Rozani.
Para a servidora Kellyn Aparecida Diehl, que participou de cursos da Efaz nas áreas fiscal, tributária e de contabilidade, os conhecimentos adquiridos nas aulas foram de grande contribuição em seu ramo de atuação, na Diretoria de Administração Tributária da pasta.
“Percebi um aprimoramento e um crescimento pessoal, profissional e o desejo de sair do atual estágio de conhecimentos e habilidades e evoluir para um novo estágio, abrindo assim novas oportunidades”, afirma.
Ela, que é acadêmica de Ciências Contábeis, ressalta que os cursos trouxeram uma compreensão dos benefícios fiscais e a redução de custos de funcionamento das empresas e instituições.
“Busco e espero me tornar uma profissional de referência em minha área. Isso porque o Brasil possui um sistema tributário complexo e dinâmico, que exige habilidades técnicas para compreendê-lo”, destaca.
A previsão é que, para o ano de 2024, o Programa Estadual de Educação Fiscal, que se encontra em fase de implementação e construção do site, seja concluído e executado em sua totalidade para atender à comunidade escolar e à sociedade em geral com sua programação de atividades.
Outra iniciativa bem sucedida que está em fase de implementação é o Programa de Nota Premiada, que pretende inovar no modo como o contribuinte enxerga a emissão de nota fiscal dos produtos adquiridos, com a realização de premiação em dinheiro por sorteio mensal ao contribuinte, bem como a entidades filantrópicas cadastradas no site, que está em fase de construção.
Implantação
A Efaz foi implementada pelo decreto estadual nº 5.284, de 13 de fevereiro de 2020, visando à implantação de programas educacionais alinhados às políticas e necessidades da Sefaz, promovendo treinamento e aprimoramento e, consequentemente, melhorias dos serviços prestados à sociedade.
Os cursos são gratuitos e fazem parte das ações para a capacitação não apenas dos servidores fazendários, mas de toda a esfera pública estadual, com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação fiscal e de outros temas inerentes ao serviço público.
Para saber mais sobre a Escola Fazendária, acesse o site ead.sefaz.ac.gov.br.