Escola estadual João de Deus passará por reformas na zona rural do Bujari

Mesmo com as adversidades da pandemia, professores não pararam e até promovem ‘resgate’ de jovens que quiseram abandonar os estudos

O Governo do Estado do Acre vai, muito em breve, contemplar com melhorias de infraestrutura a escola João de Deus Rodrigues, na zona rural do município do Bujari. A instituição, localizada a 36 quilômetros de Rio Branco pela BR-364, estará incluída no plano de recuperação das escolas da rede pública, sobretudo as da zona rural, em 2021.

Secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz, com o coordenador de Campo da pasta, Claudio Sales, e as gestoras da Escola João de Deus Rodrigues: reunião para entender as demandas da escola Foto: Mardilson Gomes/SEE

Nesta quinta-feira, 5, uma equipe da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) esteve reunida na escola com o time de gestores, para ouvir suas reivindicações que serão incluídas no planejamento de revitalização das escolas das zonas rurais e do interior no próximo ano.

Escola deve ganhar parquinho em 2021 e estudo sobre como melhorar a qualidade da água Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entraves como a falta de uma água de qualidade para beber e pequenos reparos no assoalho e nas paredes de madeira foram algumas das reivindicações ouvidas pelo secretário de Educação, Mauro Sérgio da Cruz.

Equipe da SEE recebe em mãos projeto para melhorias na Escola João de Deus Rodrigues Foto: Mardilson Gomes/SEE

A má qualidade da água contida no subsolo, não só na escola João de Deus Rodrigues, mas em toda a região, é um problema para toda a comunidade local. Por isso, na escola, um caminhão-pipa abastece, uma vez por mês, os reservatórios, com capacidade total de 6,5 mil litros, já que do poço artesiano mina uma água escura, com odor e insalubre, como se estivesse contaminada por algum tipo de substância mineral inerente ao próprio solo local.

 

Escola deve ganhar parquinho em 2021 e estudo sobre como melhorar a qualidade da água Foto: Mardilson Gomes/SEE

‘Sacolas inclusivas’ não deixa ninguém de fora

Sandra Vitorino de Souza, gestora da escola, aproveitou a oportunidade para detalhar ao secretário sobre como está sendo o trabalho dos professores para ensinar a seus estudantes, durante a pandemia de Covid-19.

Professores da Escola João de Deus Rodrigues fazem selfie antes de mais uma missão, a de entregar as atividades na casa dos estudantes mais distantes Foto: Arquivo da escola

“Temos estudantes que moram a até 11 quilômetros da escola. Mas não desistimos de nenhum deles. Muitas vezes, quando os pais não vêm buscar as atividades aqui, nos reunimos e damos um jeito de ir até lá, seja de motocicleta ou caminhando mesmo”, ressalta a gestora. Para acomodar as atividades que vão para os alunos, elas fizeram bolsas artesanais no programa ‘Sacolas Inclusivas’, que retornam para a escola cheias de exercícios dos estudantes, para correção.

Pais de estudantes que têm acesso fácil à escola recebem na própria unidade de ensino as atividades que levarão para os estudantes fazerem, por causa dos critérios de isolamento com a pandemia Foto: Arquivo da escola

No quadro na parede, as prioridades do dia. Uma das missões é clara: visita na casa do João Pedro. O procedimento, chamado de busca ativa é para que o menino autista continue sendo um dos 141 estudantes da escola, não desistindo de estudar. “Consideramos o João Pedro tão precioso quanto os demais. Aqui, não desistimos de ninguém”, dispara a coordenadora de ensino, Mirian Cruz de Lima.

Gestoras da Escola João de Deus Rodrigues organizam no quadro as metas por dia; entre elas está a ida à casa do estudante João Pedro, que parece ter abandonado os estudos Foto: Mardilson Gomes/SEE

Sandra, Mirian e Jaíne Paula Martins, essa última coordenadora administrativa, entregaram também ao secretário o projeto Parquinho na Escola, que consiste na construção de um playground para que seus estudantes possam desenvolver as atividades de educação física de forma mais adequada.

Da esquerda para direita, as gestoras Mirian, Sandra e Jaíne, da Escola João de Deus Rodrigues Foto: Mardilson Gomes/SEE
Aluna da Escola João de Deus Rodrigues recebe as atividades dos professores para fazer em casa, em tempo de pandemia da Cocid-19 Foto: Arquivo da escola

O secretário elogiou a postura dos gestores da escola e reafirmou o compromisso do governador Gladson Cameli com as escolas rurais. “Percebemos aqui o quanto temos educadores valorosos e verdadeiros, que enfrentam toda adversidade em favor de nossas crianças, dos nossos jovens e das famílias de suas comunidades. Mas fiquem certos de que estaremos, sim, atendendo às suas reivindicações em muito breve”, asseverou Mauro Sérgio da Cruz.

Desde setembro, o secretário, com a sua equipe de técnicos, vem percorrendo as escolas da região do Bujari, município cuja maioria das instituições de ensino estadual está localizada na zona rural. Na zona urbana, administrada pelo estado, só há Escola São João Batista.

Escola deve ganhar parquinho em 2021 e estudo sobre como melhorar a qualidade da água Foto: Mardilson Gomes/SEE

Participaram também da visita à Escola João de Deus Rodrigues, a coordenadora do Núcleo da Educação no Bujari, Maria da Paz Oliveira da Rocha; o coordenador da Educação no Campo, Cláudio Augusto Ferreira Sales, e a técnica Rizete Martins da Silva, do setor de Logística, também da Coordenadoria da Educação de Campo da Secretaria de Educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter