Escola Duque de Caxias ganha novo prédio

Localizada às margens da BR 364, no Belo Jardim, escola concretiza sonho da comunidade de ver os filhos irem e voltarem em segurança

escola_duque_de_caxias_foto_sergio_vale_1.jpg
escola_duque_de_caxias_foto_sergio_vale_16.jpg
escola_duque_de_caxias_foto_sergio_vale_20.jpg

Em 2010, a Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias completa 40 anos de atividades. Por este motivo, ao mudar-se para o novo prédio, o corpo técnico decidiu levar também a identidade e a história da escola que se tornou referência no Estado por conquistar o segundo lugar do Prêmio Nacional de Gestão. Criada para atender a clientela da zona rural, a unidade de ensino fundamental é responsável hoje por abrigar crianças do bairro Belo Jardim I, comunidade que cresce a cada dia ao longo da BR 364 e que faz parte da região próxima à Zona de Atendimento Prioritário (ZAP) do bairro Santa Inês. A escola foi entregue oficialmente pelo governador Binho Marques na manhã desta terça-feira, 12.

"Algumas escolas puderam ser reformadas, mas outras tiveram que ser construídas. Vocês vão crescer e nunca vão esquecer dessa escola", disse o governador Binho Marques a uma plateia atenta e participativa lembrando que era preciso agradecer também à "escola velhinha porque muita gente passou por ela". A Escola Duque de Caxias é mais uma das 20 escolas que serão inauguradas até junho no Acre e representa um marco na história educacional do Estado ao confirmar parceria entre o Governo e a prefeitura na elaboração do novo modelo de gestão escolar compartilhada.

Construídas com recursos do Estado, as escolas são mantidas e administradas pelo município de Rio Branco. Não só a arquitetura, mas a estrutura, a disposição de móveis e objetos seguem padrão que coloca o Acre em posição melhor que a de muitos estados do país. "Nossas escolas hoje são dignas. Essas crianças têm o privilégio de estudar num lugar tão bonito, que nós não tivemos. Acredito que dá mais estímulo estudar num lugar como esse", observou a deputada Maria Antonia (PP).

A escola tem capacidade para atender a 570 crianças do ensino fundamental do ciclo inicial, do 1º ao 5º ano e concretiza um antigo sonho dos moradores do bairro Belo Jardim: o de ver suas crianças irem e voltarem da escola com segurança. O prédio foi construído do lado onde se situa o bairro. Antes, os alunos tinham que enfrentar a travessia da BR 364.

 

escola_duque_de_caxias_foto_sergio_vale_28.jpg

Novo prédio, velha escola

escola_duque_de_caxias_foto_sergio_vale_12.jpgProfessores, coordenação e direção da Duque de Caxias sensibilizam os alunos para preservar o sentimento de que houve uma mudança de prédio, mas a escola continua a mesma. "Estamos num prédio novo, lindo, mas a escola é a Duque de Caxias. Isso não podemos perder", ensina a diretora Áurea Ferreira orientada pela primeira diretora instituída oficialmente Maria das Dores Veiga, a dona Dolores que continua na escola presidindo o Conselho Escolar e orientando a equipe com seu conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos de atuação. "Ela teve que fazer de tudo na escola: a merenda, limpeza, teve que vigiar. Temos que ouvir os que vieram antes de nós que já conhecem o caminho das pedras para que a gente não tropece", lembra a diretora.

Também da escola de sempre são levados para o novo prédio os projetos do jardim, da horta e do viveiro, ações voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e intelectual das crianças, três eixos fundamentais adotados pela equipe pedagógica. Um dos exemplos é o novo bichinho de estimação adotado pelas crianças. Encontrado sujo de lama no meio da obra da escola, o gato Mingau passou a ser o novo mascote da Duque de Caxias, por onde também já passaram dois cachorros. "Toda a comunidade escolar cuida deles", conta a diretora.

{xtypo_feed}Galeria de imagens{/xtypo_feed}

{gallery}galeria_escola_duque_120509{/gallery}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter