Operar com agilidade e eficiência o Sistema de Convênios (Siconv) é imprescindível para as administrações públicas. Atualmente, não ter o domínio deste Programa significa emperrar o desenvolvimento das ações públicas, referentes à captação de recursos, execução e prestação de contas dos convênios.
Em maio de 2013, mais de 100 servidores da capital Rio Branco e interior do Estado tiveram aulas teóricas de Siconv. Para dar agilidade e padronizar esses processos, o governo do Estado, por meio da Escola do Servidor, abriu novamente inscrições para três turmas do curso ‘Gestão de Convênios com o uso do Siconv’, em parceria com o Ministério do Planejamento. Dessa vez, esses profissionais vão ter aulas práticas em laboratório cedido pela Escola São José, ministradas pelos professores Aldenir Belmino e Rubens Bastos, servidores públicos credenciados ao Ministério do Planejamento.
Com carga horária de 20 horas, o curso será realizado durante os meses de outubro e novembro e tem por objetivo apresentar as ações práticas e objetivas da Gestão de Convênios com a utilização do Siconv, detalhando todas as etapas, incluindo a proposição, a execução e a prestação de contas dos convênios.
{xtypo_rounded_right2}Programação Curso Siconv Prático
1ª turma: 23 a 25/out | 34 vagas
2ª turma: 6 a 8/nov | 34 vagas
3ª turma: 18 a 20/nov | 34 vagas{/xtypo_rounded_right2}
Para a presidente da Escola do Servidor, Heloísa Pantoja, a iniciativa possibilita capacitar os gestores que administram recursos públicos, especialmente por meio de convênios celebrados com a esfera federal e que, necessariamente, são executados pelo Siconv.
“O governador Tião Viana entende que ensinar os servidores a gerir o Siconv é o melhor caminho para a prestação de serviços de ótima qualidade ao cidadão. Estar preparado para usar o Sistema de Convênios, com certeza, vai gerar mais qualidade na administração dos recursos públicos, evitando perdas de ações públicas muito relevantes para a sociedade”, observa Heloísa.
Heloísa informa ainda que as inscrições são gratuitas. Para informações e inscrições, os servidores devem se dirigir aos departamentos de Recursos Humanos de suas entidades ou diretamente à Escola do Servidor.