Musicalização

Escola de Música do Acre encerra segundo semestre com apresentações

A escola de Música do Acre (Emac) concluiu o segundo semestre de 2019 em grande estilo. A cerimônia de encerramento, que ocorreu nesta quinta-feira, 12, contou com apresentações especiais dos alunos que tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam durante os últimos meses.

A escola encerra este semestre com aproximadamente 160 alunos. As atividades oferecidas foram musicalização infantil e a continuidade dos cursos de violão, violino, contrabaixo e canto coral para iniciantes e intermediários.

Segundo a coordenadora de ensino da Emac, Claudia Dourado, esse momento de apresentações musicais de cada turma é muito importante tanto para mostrar o que os alunos aprenderam e que suas competências foram desenvolvidas no decorrer dos cursos, quanto à apreciação do lado artístico de cada um. “Tornamos esse momento aberto ao público, a família e a comunidade, para que eles tenham esse contato com a música e a cultura”, pontua.

Ensaio dos alunos do canto coral infantil. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE

A coordenadora de ensino também comenta que os resultados deste ano foram muito positivos. Com esse olhar especial do Governo do Acre e da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes voltado para a escola, o desenvolvimento dos alunos foi bem perceptível.

Para o diretor da Emac, Albanir Lebre, a questão da extensão e valorização da cultura acreana é muito importante. Uma das suas metas era finalizar todo o trabalho com muita competência e habilidade para que cada aluno pudesse encerrar o ano mostrando seu aprendizado. “Com garra, conseguimos finalizar tudo e está aí o final, eles se apresentando. Mesmo com um friozinho na barriga, vão subir ao palco”, finaliza.

A aluna Larissa Santiago, de 19 anos, afirma que as aulas de violino revolucionaram sua vida e nunca pensou que algum dia poderia tocar esse instrumento. “Do pouco tempo que estamos aqui já evoluímos bastante. Uma experiência única. A escola me deu uma oportunidade que poucos conseguem”, conta.

Larissa pretende continuar frequentando as aulas na Emac e, futuramente, ingressar na Universidade Federal do Acre (UFAC) para o curso de música. “Aqui na escola de música estamos sendo preparados para expandir outros horizontes”, complementa a aluna.

Neste segundo semestre, mais de oito turmas encerraram o segundo semestre. Foto: Mardilson Gomes/Ascom SEE