Escola de Música Acreana fomenta ensino a jovens estudantes

Secom.AcreLP140415365
Há aulas de canto, violão, violino, piano, teclado, bateria, baixo elétrico e guitarra (Foto: Edna Medeiros/Secom)

O fomento do ensino musical para os jovens de Rio Branco faz parte de uma iniciativa ousada do governo de Tião Viana. Inaugurada em 28 de outubro de 2010, a Escola de Música do Acre (Emac), oferece aulas totalmente gratuitas, com foco nos estudantes da rede pública de ensino.

O centro dispõe de aulas teóricas e práticas especificas para cada instrumento, e são voltadas a crianças de 7 a 9 anos no nível inicial, porém, não impede que jovens com mais idade ingressem no curso.

As aulas são divididas em módulos. No primeiro momento, o ingressante tem aulas de flauta doce, para no próximo módulo, escolher o instrumento desejado. Os cursos são de oito horas semanais, e dispõe de aulas de canto, violão, violino, piano, teclado, bateria, baixo elétrico e guitarra.

Secom.AcreLP140415372
“Gosto muito daqui, desenvolvi muito meu aprendizado na música em geral”, conta Nicole. (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A estudante Nicole Quintela, de 14 anos, participa das aulas desde os 10. Ela diz que optou por aprender a tocar piano. “Aprendemos as notas e acordes, além de aulas em conjunto e as técnicas. Eu gosto muito daqui, desenvolvi muito meu aprendizado na música em geral”, conta.

Para o diretor da Emac, Dircinei de Souza, o centro possui um grande papel social para a comunidade, além de ensinar e difundir a música. “Essa é uma iniciativa promissora que o governador Tião Viana executou. Temos esse espaço para o ensino e fomento de ensino musical, onde o foco é ser referência na área, além de transformar e formar o indivíduo neste meio”, explica.

As matrículas são feitas por meio de edital. Para participar, é necessário que o aluno esteja matriculado em uma escola de ensino público ou particular e tenha disponibilidade em comprar o instrumento.