O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), lança nesta sexta-feira, 9, a Escola de Gestores Escolares do Estado do Acre. O ato será realizado no auditório da SEE, às 14h30.
O órgão será parte integrante da estrutura da SEE, cuja prioridade é a formação continuada para os profissionais da educação. Responderá pelo órgão a diretoria de Gestão Estratégica e Relações Institucionais.
A escola ofertará cursos de formação e certificação na modalidade à distância para os profissionais que trabalham nas áreas administrativas e de gestão das escolas públicas do Estado. A plataforma do sistema pode ser acessada no endereço http://ead.see.ac.gov.br/.
Público-alvo
O público prioritário da coordenação serão titulares da direção, servidores da secretaria escolar, da coordenação de ensino e da coordenação administrativa, de toda a rede estadual acreana.
A criação da pasta atende as metas 2 e 3 do Plano Estadual de Educação e a Lei 3.141/16, que regula a necessidade de oferta do curso de certificação para os interessados em concorrerem à função de diretor escolar, com exames de certificação, para um mandato de quatro anos.
Abrangência
Depois de instituída, a escola contará com pólos de referência em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Brasileia e Xapuri.
A atuação se dará por meio da parceria com os Centros de Educação Profissional do Estado (CEDUP), que já atuam nas respectivas cidades.