Escola da rede estadual fica acima da média nacional no Enem

Participação dos docentes nas formações continuadas oferecidas pelo Governo do Estado é um dos fatores que contribui para o bom desempenho

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Alunos da Escola José Rodrigues Leite obtém bom desempenho no Exame Nacional (Foto: Assessoria SEE)

Pelo quarto ano consecutivo, a Escola Estadual José Rodrigues Leite conquistou o melhor resultado do Exame Nacional de Ensino Médio 2008(ENEM), entre as unidades da rede pública de ensino do Acre. A média total alcançada pela escola, incluindo a prova objetiva e a de redação com correção de participação foi de 50,81 pontos, nota acima da média nacional, que foi de 50,52.

De acordo com a gestora da José Rodrigues Leite, Geralda Nascimento, o bom desempenho dos estudantes é resultado de uma série de fatores, entre eles a participação dos docentes nas formações continuadas. "Após as oficinas de qualificação, nossos professores realmente colocam em prática o que se adquiriram durante a formação. Seguimos um padrão de avaliação, que aplicamos desde o primeiro ano em que o aluno entra na nossa instituição", ressalta a gestora.

A professora destaca que não existe segredo nenhum para se manter tanto tempo no topo das melhores. "O que de fato está presente em nosso dia a dia é o compromisso tanto da minha parte como gestora, como dos professores e pais de alunos em procurar sempre melhorar nosso ensino", afirma a gestora.

O compromisso em melhorar a qualidade do ensino oferecido na José Rodrigues Leite é compactuado por todo quadro funcional da instituição, desde o professor até a merendeira. Um padrão de qualidade firmado entre os professores e o gestor, que inclui práticas de leitura e escrita, motivação, presença em sala de aula, cumprimento de carga horária entre outros são algumas ações que estão sendo colocadas em prática. Geralda faz questão de lembrar que o desempenho dos estudantes é fruto também da boa base  que eles tiveram no ensino fundamental.

As avaliações aplicadas ao longo do ano para os estudantes é outro fator que faz o diferencial da escola. As provas são elaboradas a partir de situações problemas e contextualizadas, o que exige raciocínio por parte dos alunos. "No final do primeiro semestre temos o ‘Pré-Enem’ onde realizamos testes no formato do Enem contendo as mesmas habilidades e competências que o exame traz", revela a coordenadora pedagógica, Maria José.

O Enem é um exame de caráter voluntário e individual, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores, por isso não deve servir de parâmetro para medir a qualidade do ensino, mas sim para se obter a participação em programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o ProUni e como modalidade alternativa de acesso a universidade. O Saeb e o Prova Brasil são as avaliações voltadas para conhecer o desempenho do sistema.

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