Escola da Floresta realiza I Feira do Peixe e Agricultura Familiar

Morador da Transacreana compareceu ao primeiro dia da feira (Foto: Thais Farias/See)

No Km 19 da estrada Transacreana está localizada a Escola da Floresta, unidade descentralizada do Instituto Dom Moacyr Grechi. A instituição que, em sua essência, tem por finalidade ministrar cursos voltados ao desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, mantém agora um novo jeito de ensinar e aprender: aproximando a comunidade da escola.

Para isso, levando em consideração a tradição da Semana Santa, foi realizada a I Feira do Peixe e Agricultura Familiar, que termina nesta quarta-feira (28). A ideia é agregar os conhecimentos científicos dos alunos às necessidades da população vizinha e, assim, desenvolver projetos que garantam retorno à economia local, favorecendo os mais de 1.500 moradores da região.

“Com isso saímos da zona de conforto e inovamos, oferecendo uma repaginada nos nossos cursos e, ainda, somando positivamente com a participação da população”, diz a coordenadora da escola, Maria Lúcia dos Santos. Segundo ela, a organização da feira faz com que os alunos entendam todo o processo da cadeia produtiva do peixe, desde a pesca até a sua comercialização.

Alunas colocam em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula (FOTO: Thais Farias)

A formação de técnico na área de produção e meio ambiente era um sonho para Ludmila Nascimento, de 17 anos. Hoje, aluna do curso de Pesca, a estudante lembra a importância da Escola da Floresta para a comunidade. “Feiras como esta são fundamentais para nosso crescimento enquanto profissionais. Essa troca de experiências nos ensina e faz com que também ensinemos o que aprendemos aqui. Uma ótima oportunidade para ter noção de como funciona esse mercado de trabalho”, salienta.

(Foto: Mágila Campos/See)

Vinte produtores familiares participam da venda do pescado. Além do peixe, estavam a venda produtos e alimentos regionais. Uma oportunidade de facilitar o acesso àqueles que residem distante do centro urbano de Rio Branco. Um dos produtores é Raimundo Caetano, que estima vender aproximadamente 500 kg de peixe durante os dois dias de feira.  “Para nós que moramos em ramal é essencial termos uma feira desse tipo aqui, próximo de todos. Ajuda o produtor e a população”, ressalta.

Todos os cursos ofertados pela Escola da Floresta trabalham questões sociais e de empreendedorismo. A maioria dos alunos fazem cursos técnicos na área da pesca – recursos pesqueiros, aquicultura e pesca – motivo que levou à realização da I Feira do Peixe, ajudando na formação dos estudantes. Para os próximos meses, a coordenação da instituição, junto aos mediadores, planeja elaborar mais atividades que envolvam a comunidade escolar e externa, com o intuito de movimentar a economia local.

Escola da Floresta

Alunos da Escola da Floresta (Foto: Thais Farias/See)

A escola atua no desenvolvimento da formação profissional de jovens e adultos trabalhadores provenientes de comunidades rurais e florestais. Oferta cursos de Nível Técnico e de Formação Inicial e Continuada em cinco áreas técnicas: agroflorestal, florestal, agroindústria, turismo e indígena.

Hoje, atende mais de 300 alunos em todo o Acre. São turmas distribuídas nos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Brasileia e Assis Brasil, por meio dos programas Pronatec e Mediotec.

Compreende espaços administrativos, salas de aula, centro de informações (biblioteca, videoteca, etc.), laboratórios, agroindústria, alojamentos, refeitório, cozinha, oficinas e espaços didáticos temáticos que envolvem a produção florestal e agroflorestal.

Os educandos participam das atividades de produção e manutenção da escola, como atividades de campo e limpeza dos ambientes, além de acesso a atividades culturais, esportivas, de lazer e atendimento médico, contribuindo para uma educação integral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter