Escola aposta em projeto de atividades lúdicas para levar o Prêmio Gestão Escolar

Integração com a família e comunidade também é destaque

teatro_infantil2.jpg

O teatro é uma das ferramentas utilizadas no processo de letramento (Foto: Assessoria SEE)

"Temos uma gestão democrática que envolve o compromisso com a comunidade, pais, alunos e professores". Foi assim que a diretora da Escola Municipal Monteiro Lobato, Rosamara Silva, definiu a administração que vem construindo durante sete anos à frente da instituição, que é  uma das dez finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2009.

Localizada no conjunto Bela Vista, a Monteiro Lobato atende 308 alunos do Ensino Infantil. Seu diferencial está na ampliação do Projeto Processo de Letramento das crianças através das diversas linguagens: teatro, dança, informática, escrita e oralidade, iniciativa que busca incentivar, através da interdisciplinaridade, não apenas a alfabetização do aluno, mas, sobretudo, a compreensão da realidade em que vive.

A auxiliar administrativa, Daniela Souza, mãe da pequena Rafaella de 05 anos, considera a metodologia aplicada ao ensino da filha muito promissora e estimulante, pois agrega valores locais. "Esta é a terceira geração da família que estuda aqui e sei o quanto a gestão e o professores têm incentivado a criatividade das crianças, com atividades culturais que valorizam nossa região", revela.    

A proposta da escola para desenvolver as habilidades necessárias em seus alunos se dá a partir de atividades lúdicas, em que os mesmos assumem outros papéis enquanto brincam, experimentando o mundo e acionando seus pensamentos para a resolução de problemas que para eles são importantes e significativos. Dessa forma, busca possibilitar aos alunos "brincar aprendendo e aprender brincando". Realiza ainda mostras de teatro e dança, como suporte para a qualidade da aprendizagem, atividades que a gestora Rosamara acredita ter contribuído para a escola ser finalista pela quarta vez, sendo um 3º lugar conquistado em 2000.

Fundada em 1995, a unidade possui seis salas de aula, um laboratório de informática educacional, uma sala de artes, um consultório odontológico, uma quadra poliesportiva coberta, um parque infantil, uma sala de vídeo, entre outros espaços.

Assista ao vídeo da escola candidata

{xtypo_rounded1}

{/xtypo_rounded1}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter