Escola acreana é destaque regional em prêmio de trânsito

Projeto “Transitando na escola” evolveu todos os alunos, professores, funcionários e pais (Foto: Cristina Souza/Detran)
Projeto “Transitando na escola” evolveu todos os alunos, professores, funcionários e pais (Foto: Cristina Souza/Detran)

A escola de ensino fundamental, Zuleide Pereira, foi a escolhida como projeto de destaque regional. Com o titulo “Transitando na escola” o projeto consistem em ensinar aos alunos o respeito ao espaço comum e o lugar de cada um dentro da escola. E está dividido em três etapas – escola, bairro e cidade.

O prêmio “Educação viária é vital” é patrocinado pela Mapfre segurado e tem como objetivo incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito a partir das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

“Esse projeto consiste na conscientização dos nossos alunos, de respeito à ética e a cidadania no circular dentro da escola. O foco é o respeito aos espaços e ao outro, pra isso tivemos palestras, trabalhos em grupos e observação de atitudes, tudo isso envolvendo os alunos, professores e funcionários”, explica Sannye de Lima, coordenadora de ensino da escola.

O projeto teve, além das atividades em sala de aula, coordenadas pelos professores, a produção de material educativo sobre trânsito e exposição teatral, trazendo formas mais lúdicas de entendimento da realidade do trânsito.

A diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, ressalta a importância de projetos como este para o trânsito: “São projetos assim que ensinam aos mais jovens a importância do repeito aos outro, que ninguém é dono dos espaços e que devemos aprender a conviver em espaços comuns e públicos”.

A escola Zuleide Pereira ficou em quarto lugar no prêmio nacional e estará no próximo ano dando continuidade ao projeto. “Vamos seguir com o projeto, agora com as etapas bairro e cidade, e aprimorar nossas atividades”, diz a coordenadora da escola.