Cerimônia contará com a presença do governador Tião Viana e a apresentação do pianista Marcelo Brum
O projeto de formação da Escola Acreana de Música, após receber cerca 3.500 inscritos e encampar o processo seletivo para ingresso nos 15 cursos com aprovação de 308 alunos, realiza aula inaugural nesta quarta-feira, 5, às 15 horas. A cerimônia contará com a presença do governador Tião Viana, do diretor-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza, secretários de governo, representantes de instituições governamentais, dos alunos aprovados nos cursos, representantes de entidades artísticas, produtores independentes e outros. O pianista Marcelo Brum, professor do curso de Música da Universidade Federal do Acre (Ufac), fará uma apresentação de boas-vindas aos alunos.
Na oportunidade, serão apresentadas as diretrizes que nortearão a Escola Acreana de Música. Cerca de 174 crianças (7-10 anos) durante quatro anos estarão cursando Musicalização. Já para os adultos e adolescentes, o Básico, terá duração de três anos. A Escola oferece os cursos populares: flauta doce (dos 7-10 anos de idade), bateria, guitarra, saxofone, contrabaixo elétrico, violão popular e teclado; e eruditos: flauta transversal, violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, violão clássico, piano e canto.
Ampliar o diálogo com a comunidade com o propósito de promover a universalização do acesso aos bens culturais, através da promoção de ações artístico-culturais como estímulo ao desenvolvimento do pensamento criativo, procurando despertar e aprimorar habilidades, além de revelar talentos. Esse é um dos objetivos do programa de formação da Escola Acreana de Música, coordenada pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com recursos financiados pelo governo do Estado.
Dircinei Souza, diretor-presidente da FEM, explica que o projeto tem como foco o acesso da comunidade ao programa de formação. “São 308 alunos, 18 professores e 15 cursos, um pacote que traz como objetivo a qualidade na formação. Estamos dando início a um processo que prevê no futuro a autonomia da Escola Acreana de Música, que já possui uma dinâmica de aprendizagem, mas que agora caminha para o aprimoramento com esse novo projeto. O governo do Estado pretende com o programa de formação dialogar com a comunidade, considerando cada cidadão como ator do processo. Nosso papel é oferecer oportunidades de acesso para que possam desenvolver seus dons artísticos. A ideia do governo é de implementar políticas públicas de cultura para atender a comunidade acreana, permitindo e ampliando o acesso dos cidadãos às diversas linguagens artísticos-culturais”, explicou Dircinei Souza.
Serviço
Escola Acreana de Música – Avenida Central, 581 – Setor “N” – antigo Centro Cultural Tucumã – Rio Branco (AC).