Escola Acreana de Música inicia atividades na próxima semana, com mais 300 alunos

Governador Tião Viana participou da aula inaugural nesta quarta-feira

 aula_inaugural_escola_musica_foto_gleilson_miranda_03.jpg
 aula_inaugural_escola_musica_foto_gleilson_miranda_05.jpg
 

aula_inaugural_escola_musica_foto_gleilson_miranda_07.jpg

O auditório reuniu alunos, professores e convidados como o governador Tião Viana e o presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza para a aula inaugural da Escola Acreana de Música (Fotos: Gleilson Miranda)

Um sonho aguardado ansiosamente por músicos e aspirantes a músicos tornou-se realidade nesta quarta-feira, 5, quando foi realizada a aula inaugural da Escola Acreana de Música. Esse dia era esperado por estudantes como Caroline Lopes, 17, que participara do processo de seleção para estudar na instituição.

"Toco violão, mas agora vou aproveitar essa oportunidade para aprimorar as técnicas e estudar outros instrumentos. Na minha igreja eu também canto, mas sei que aqui vou poder aprender muitas coisas e melhorar as técnicas", declarou a estudante.

O primeiro palco dessa caminhada da escola acreana foi o auditório da instituição, localizada no Conjunto Tucumã. O auditório reuniu alunos, professores e convidados como o governador Tião Viana e o presidente da Fundação Estadual de Cultura Elias Mansour, Dircinei Souza.

O coordenador do curso de Música da Escola Acreana, maestro Cunha, informou que pelo menos 3.500 pessoas se inscreveram para participar de um dos 15 cursos oferecidos pela entidade.

"Nós temos aqui aulas para flauta doce, flauta transversal, saxofone, clarinete, piano, teclado, aulas de voz para aqueles que querem fazer aulas de canto, violino, violoncelo e outros, que totalizam 15 cursos", contou o coordenador.

A música como instrumento para o crescimento

Dircinei Souza disse que só tinha a agradecer o apoio proporcionado ao governo do Estado para a cultura. O secretário pediu que os alunos não tenham medo de errar ao lidar com os instrumentos.

"Brinquem com os instrumentos musicais, e assim vocês vão se familiarizando e depois transformar isso numa fonte de luz, como diz o professor Marcos Afonso. A música é a luz", aconselhou.

Eurilinda Figueiredo, diretora da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), participou da cerimônia representando o prefeito Raimundo Angelim. Ela destacou que a música é um excelente instrumento para melhorar a educação de jovens e alunos e que, assim como outras artes, estimula o raciocínio e aguça a inteligência.

Para o governador Tião Viana, a cerimônia que marcou a aula inaugural da escola representa um momento muito importante para os jovens do Acre.

"Foi uma busca de mais de três mil jovens para as mais de 300 vagas e foram preenchidas de maneira efetiva. São 15 grupos técnicos oferecendo a formação para esses jovens, que, se Deus quiser, vão trazer a emoção, a alegria. Vão mostrar como é possível viver e construir sentimentos e seguramente alguns deverão brilhar mundo afora pela formação que vão passar a ter", disse Viana.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter