Cerca de 150 profissionais da rede pública de educação de Rio Branco, entre diretores e técnicos, estão participando de uma capacitação para o uso do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Educacional do Acre (Simaed) nas escolas.
O treinamento se iniciou nesta quarta-feira, 24, na Escola Estadual Heloísa Mourão Marques, e se encerra na próxima sexta-feira, 26. De acordo com Justino Queiroz, diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Educacionais (DEPE), o objetivo é habilitar os educadores para proporcionar mais qualidade no atendimento, tanto da comunidade, quanto da própria gestão escolar.
“O Simaed é a alma da escola. Ele trabalha em consonância com o censo escolar. É nele que estão os dados mais importantes da instituição, desde a ficha cadastral do aluno, aos programas desenvolvidos por ela”, destacou Queiroz.
Para a diretora da Escola Estadual Maria Angélica de Castro, Josefa Oliveira, a ferramenta é uma forma rápida e prática de manter os dados escolares atualizados: “Esse sistema é essencial. É ele que deixa a nossa escola em dia. A qualificação proporciona os conhecimentos necessários para isso”, explicou.
Simaed
Por meio do Simaed é possível acessar informações de todas as unidades do sistema estadual do Acre. É uma ferramenta interna da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) que concentra dados detalhados da vida escolar do aluno, além da grade curricular e cadastro de servidores e técnicos, programas que a escola desenvolve, entre outros, em uma plataforma online.