Equipes do Proerd e do Policiamento Escolar recebem treinamento no Bope

Treinamento dos policiais ajuda na segurança das escolas (Foto: Mardilson Gomes/See)

Zelar pela segurança da comunidade escolar é uma das premissas da gestão do governador Tião Viana. Por isso, a Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e a Policia Militar do Acre (PMAC) têm uma importante parceria para garantir um ensino de qualidade no Estado.

A preocupação com a segurança engloba a capacitação e reciclagem dos policiais militares que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Policiamento Escolar. Esta semana, eles realizaram um treinamento de dois dias no Batalhão de Operações Especiais (Bope).

De acordo com o tenente João Jácome, o treinamento é feito por especialistas do Bope, que passam instruções aos militares sobre armamentos e também sobre abordagem. “O Bope é um batalhão especializado, tem dotado a tropa com boas instruções e, então, solicitamos essa capacitação, haja vista que nossos policiais há tempos não tinham esse tipo de treinamento”, explicou Jácome.

“Essa demanda busca atender, sobretudo, o ambiente escolar, que é abordado tanto pelo policiamento quanto também pelo Proerd e também serve para ser utilizado no trabalho cotidiano do policial militar, seja nas ações preventivas, seja nas ações ostensivas, se necessário for”, disse.

Tenente Jácome destaca importância do treinamento aos policiais (Foto: Mardilson Gomes/See)

19 anos de Proerd

Este ano, o Proerd completa 19 anos desde que implantado. De lá para cá já, foram mais de 144 mil crianças e adolescentes atendidos pelo programa, sendo oito mil deles somente no ano passado.

Tendo como missão manter as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade, sobretudo os que vivem em situação de vulnerabilidade social, o Proerd conta com o apoio do policiamento escolar, que desde o ano passado, conta com uma coordenação que funciona no Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter