Zelar pela segurança da comunidade escolar é uma das premissas da gestão do governador Tião Viana. Por isso, a Secretaria de Educação e Esporte (SEE) e a Policia Militar do Acre (PMAC) têm uma importante parceria para garantir um ensino de qualidade no Estado.
A preocupação com a segurança engloba a capacitação e reciclagem dos policiais militares que fazem parte do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Policiamento Escolar. Esta semana, eles realizaram um treinamento de dois dias no Batalhão de Operações Especiais (Bope).
De acordo com o tenente João Jácome, o treinamento é feito por especialistas do Bope, que passam instruções aos militares sobre armamentos e também sobre abordagem. “O Bope é um batalhão especializado, tem dotado a tropa com boas instruções e, então, solicitamos essa capacitação, haja vista que nossos policiais há tempos não tinham esse tipo de treinamento”, explicou Jácome.
“Essa demanda busca atender, sobretudo, o ambiente escolar, que é abordado tanto pelo policiamento quanto também pelo Proerd e também serve para ser utilizado no trabalho cotidiano do policial militar, seja nas ações preventivas, seja nas ações ostensivas, se necessário for”, disse.
19 anos de Proerd
Este ano, o Proerd completa 19 anos desde que implantado. De lá para cá já, foram mais de 144 mil crianças e adolescentes atendidos pelo programa, sendo oito mil deles somente no ano passado.
Tendo como missão manter as crianças e adolescentes longe das drogas e da criminalidade, sobretudo os que vivem em situação de vulnerabilidade social, o Proerd conta com o apoio do policiamento escolar, que desde o ano passado, conta com uma coordenação que funciona no Centro de Referência e Inovações para a Educação (Crie).