O governo do Acre, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), articulou junto à Coordenação Geral da Urgência (CGU), uma capacitação para os profissionais da rede de urgência de Feijó, Santa Rosa do Purus e Brasileia. O treinamento é realizado em maior parte via plataforma online, finalizando-se com uma simulação realística no renomado Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, realizada esta semana.
O objetivo é fortalecer a rede de urgência, que é composta pelas unidades de pronto atendimento, salas de estabilização e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das referidas localidades.
De acordo com o coordenador do Samu, Pedro Pascoal, a meta é estender a capacitação aos outros municípios: “As salas de estabilização, componentes da Rede de Urgência, precisam estar aptas a receber e estabilizar o paciente grave. Sendo assim, observamos a necessidade de capacitar esses profissionais no Centro de Simulação Realística do Einstein. Nós teremos, portanto, mais duas turmas pediátricas e adultas, totalizando cerca de 80 profissionais capacitados até o fim do ano”.
Em 2020, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o Estado capacitou 80 profissionais na área de urgência pediátrica e adulta, com simulação realística.