Os profissionais da saúde integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, participaram de mais um curso de capacitação no último fim de semana, 20 e 21.
“Implementação da OPO ao Processo de Doação” foi a palestra ministrada pelo comitê estratégico do professor Silvano Raia, do Hospital Sírio Libanês de São Paulo. O objetivo é fortalecer todas as etapas relacionadas à doação de órgãos.
Participaram do curso cerca de 30 profissionais, entre médicos e enfermeiros. Diagnóstico de morte encefálica – perda irreversível das funções cerebrais – e entrevista familiar foram alguns dos assuntos discutidos pelos palestrantes e participantes.
Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari, cursos de capacitação são mais do que necessários. “É a ferramenta mais poderosa, pois aumenta a capacitação científica e o domínio profissional. Isso resultará em um crescimento das notificações à OPO e, consequentemente, dos transplantes no estado”, enfatizou.