O Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa Estadual de Arborização Urbana já tem sua equipe definida. O encontro que empossou os membros do Grupo aconteceu na quarta-feira, 22, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e contou com a presença de representantes dos órgãos federais, estaduais, municipais e a sociedade civil que têm afinidade com o tema. Aproveitando a reunião de posse da equipe, foi dado início o trabalho para as diretrizes do Programa de Arborização Urbana do Estado.
Segundo Ary Vieira de Paiva, coordenador-geral do Grupo de Trabalho para a elaboração do Programa de Arborização Urbana do Acre, o plano de arborização urbana vai nortear o plantio ordenado das árvores, trazendo benefícios para os moradores e o meio ambiente. “Não basta a gente plantar árvores. Temos que plantá-las seguindo uma metodologia que atinja suas finalidades, que é prestar uma série de benefícios ao ambiente e à qualidade de vida do ser humano na cidade. Isso é fundamental, uma vez que as cidades estão crescendo e temos que corrigir a degradação ambiental”, concluiu.
Francivaner de Sousa Oliveira, diretor da Associação de Moradores de Rio Branco, diz que o Programa de Arborização Urbana é muito importante para o bem-estar da população, pois contribui com a qualidade de vida dos moradores da cidade. “Além de serem fundamentais para a saúde, as árvores plantadas contribuem para o lazer e a conscientização ambiental. Tenho certeza de que os moradores do Acre abraçarão essa causa e irão contribuir com a manutenção e proteção das áreas plantadas.”
O Grupo volta a se reunir nos dias 31 próximo 5 de setembro para desenvolver uma oficina de nivelamento, que servirá para montar o plano de Arborização Urbana no Estado e definir a estratégia de trabalho.
O que é Arborização Urbana
A arborização urbana é toda a vegetação que pode ser localizada dentro das cidades, ou seja, árvores plantadas em quintais, calçadas, praças, parques ou até mesmo o jardim de casa! Ela é essencial na composição do verde urbano, desempenhando importante papel na manutenção da qualidade ambiental das cidades e, portanto, da qualidade de vida dos cidadãos.
Veja alguns benefícios das árvores nas cidades:
– Embelezam praças, avenidas e ruas.
– Diminuem ruído, impacto dos ventos e dos efeitos do pó e da poluição.
– Captam e absorvem parte das águas pluviais, drenam as águas subterrâneas e posteriormente liberam lentamente na atmosfera, mantendo a umidade atmosférica e amenizando a temperatura do ambiente.
– Melhoram as condições do solo e são indispensáveis nas encostas e às margens dos rios porque ajudam a deixar o solo mais firme, evitando erosões.
– Contribuem com a manutenção e alimentação da fauna silvestre que vive na área urbana e, também nos fornecem deliciosos frutos.
– Amenizam o clima local, através da purificação do ar, fazem sombra, protegendo-nos contra a incidência direta dos raios solares.
– Propiciam uma maior aproximação com o meio natural, contribuindo para o equilíbrio psicossocial do ser humano, e constituem-se em valores culturais da memória histórica das cidades.
{xtypo_rounded2}
Equipe do Programa de Arborização Urbana do Acre
O Grupo de Trabalho de elaboração do Programa de Arborização Urbana do Estado do Acre é formado pelas seguintes instituições:
- Universidade Federal do Acre (Ufac)
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
- Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac)
- Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac)
- Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)
- Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop)
- Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE)
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis (Sedens)
- Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa)
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)
- União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (Umamrb)
- Associação dos Municípios do Acre (Amac)
- Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC)
- SOS Amazônia{/xtypo_rounded2}