A equipe de Multiartes da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) foi até a Escola União e Progresso, localizada no km 72 da BR-317, na Vila Caquetá, em Porto Acre, nesta quarta-feira, 7, para apresentar o teatro circense dos palhaços Microbinho e Lombriga e também para prestigiar a abertura da feira literária, que se estende até sexta-feira, 9.
De acordo com Ceiça Maria Silva, diretora da escola, a feira literária é promovida em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM), sendo realizada por meio da Lei Aldir Blanc. “Tivemos um projeto aprovado e vamos realizar a feira na praça da nossa agrovila”, informou.
Será a primeira edição da feira literária organizada pelos estudantes da escola e haverá, entre outras atividades, contação de histórias, apresentações teatrais e poesias, além de mesas de autógrafo. Os alunos do ensino médio irão contar histórias para os alunos das escolas municipais Cristo-Rei e Lápis Mágico.
“Essa feira é de fundamental importância, porque muitos alunos não têm acesso à cultura letrada e a arte cênica é uma realidade distante da vida deles; por isso, temos que ter uma feira literária como evento cultural e essa apresentação circense de hoje vai abrir a feira com chave de ouro. Só temos a agradecer a Secretaria de Educação”, disse a diretora.
A apresentação realizada pelos palhaços Microbinho e Lombriga contou com acrobacias, show de mágica, humor e muita interação com os estudantes, principalmente do ensino fundamental, anos iniciais e finais. A Escola União e Progresso conta, atualmente, com cerca de 430 estudantes, incluindo os do ensino médio.
A aluna Vanessa Rodrigues, do 9º ano, diz que apreciou o espetáculo e a parte que mais chamou sua atenção foi o momento dos saltos. “Gostaria que eles viessem mais vezes aqui na escola”, afirmou.
Quem também aprovou o show dos palhaços foram as alunas Eloar de Oliveira e Andreia Fernanda Maia, do 9º ano. “Gostei muito dos saltos que eles davam, foi muito legal; dei muitas risadas com eles e queria mais vezes”, disse Andreia Fernanda.