Implante de marcapasso é realizado pela primeira vez no Vale do Juruá
O Hospital Geral de Cruzeiro do Sul recebeu esta semana uma equipe médica de profissionais de Rio Branco e do Núcleo de Cardiologia e Cirurgia Cardiotorácica do Hospital da Beneficência Portuguesa. Durante dois dias, os médicos atenderam 55 pacientes – um atendimento de alta complexidade no que se refere a cirurgia cardíaca, com avaliação de pacientes, inclusive com implantes de dois marcapassos que não estavam na agenda, mas que deram "tudo certo", na avaliação do cirurgião cardiovascular Rogério Holanda.
Há dois anos, os implantes de marcapasso e as avaliações vinham sendo realizados pela equipe de Recife (PE) em Rio Branco. Ocorre que também há uma grande demanda pelo benefício no Vale do Juruá, e como isso implica muitos gastos com passagens via TFD (Tratamento Fora de Domicílio), o governador determinou que o atendimento fosse estendido ao Juruá, segundo explicou a gerente de apoio do Departamento Médico Hospitalar do Acre, Diná Monteiro.
O cirurgião Rogério Holanda revela que na região há muitos pacientes portadores de cardiopatia e os que já passaram pelo implante de marcapasso precisam de exames com mais frequência. Segundo Diná Monteiro, o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal, entendeu a necessidade de atendimento do paciente no seu meio familiar, onde a recuperação é bem mais rápida, além de evitar o desconforto do deslocamento.
Processo será permanente
Rogério Holanda elogiou a estrutura do Hospital do Juruá e seus servidores e ainda o atendimento pelo TFD. "Chegam a nos impressionar a boa vontade dos que trabalham aqui e a gratidão também." Ele conta que está sendo criado um mecanismo para que esses atendimentos ocorram sempre. Desse modo, um médico ficará de sobreaviso para fazer implantes de marcapasso no Hospital do Juruá.
O marcapassso é um dispositivo eletrônico que regula o ritmo do coração e é implantado no tórax sob a pele quando o número de batimentos cardíacos está muito baixo.