O governo do Estado, por meio do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), em parceria com o Navio de Assistência Hospitalar (Nash) Carlos Chagas, realizou na manhã desta quarta-feira, 17, um mutirão de atendimento médico a todos os 40 adolescentes do Centro Socioeducativo Juruá, localizado em Cruzeiro do Sul.
O navio, que leva atendimento médico pelas mãos de homens treinados para a guerra, está atracado em um porto localizado no bairro da Várzea. Para que todos os adolescentes em conflito com a lei recebessem as consultas médicas, a equipe resolveu agir diferente: os integrantes foram para dentro da unidade socioeducativa.
Segundo o comandante da tripulação “Carlos Chagas”, Paulo Silva, o objetivo é alcançar os menos favorecidos. “Nós atendemos a todos, independentemente da sua situação”, afirma.
O grupo que participou do mutirão é formado por quatro médicos, três dentistas, uma farmacêutica-bioquímica, quatro enfermeiros e quatro auxiliares. Os socioeducandos receberam atendimentos odontológicos, clínico geral e exames laboratoriais.
O presidente do ISE, Henrique Corinto, esteve presente durante a ação e comemora o sucesso do trabalho. “Todos os socioeducandos têm acesso aos atendimentos médicos. Isso é rotina. No entanto, a equipe do Navio Hospital veio ofertar e fortalecer esse serviço dentro da unidade”, afirmou.
Para o diretor do Centro Socioeducativo Juruá, Erisson Santiago, foi um dia positivo. “Foi uma oportunidade de todos, até mesmo os aparentemente saudáveis, serem avaliados por uma equipe médica de primeira qualidade. Estão todos felizes”, relata.
O Navio Hospital da Marinha do Brasil chegou a Cruzeiro do Sul no dia 17 de fevereiro e realizará atendimentos médicos e odontológicos até 25 deste mês nos municípios da região do Vale do Juruá. Ao todo, o Nash Carlos Chagas é composto por uma tripulação de 57 militares.